Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/40400
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Elementos para estímulo da cultura de inovação: mapeamento das diretrizes adotadas por empresas de destaque brasileiras
Título(s) alternativo(s): Elements for stimulating innovation culture: mapping of the guidelines adopted by highlight brazilian companies
Autor(es): Frederico Giffoni de Carvalho Dutra
Fernanda Gomes Almeida
Resumen: O artigo discorre sobre os fatores que afetam a capacidade de inovação de uma organização, sendo a cultura de inovação determinante para criação e manutenção de uma organização inovadora. A pesquisa teve como objetivo identificar a partir de revisão de literatura, sites institucionais e relatórios na web, quais são os elementos para estímulo da cultura de inovação adotados pelas empresas destaque em inovação no Brasil, extraídas do ranking Valor Inovação Brasil 2016. Os critérios a serem analisados foram obtidos por meio de um agrupamento de 17 autores, no período de 1986 a 2017, a respeito das principais diretrizes para construção e/ou sobrevivência de uma cultura de inovação. Verificou-se que as empresas pesquisadas, oriundas de diversos setores econômicos, apresentam consenso quanto à maioria dos elementos importantes para a criação e manutenção de uma cultura de inovação bem sucedida e que esses elementos possuem elevada importância para a cultura de inovação numa organização. Os resultados encontrados na pesquisa vão de encontro ao referencial teórico apresentado. Além dos elementos pesquisados percebeu-se que as empresas destaque em inovação apresentam ainda investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D); parceria/colaboração com empresas, universidades e parceiros; incentivo à geração e compartilhamento de conhecimento; práticas de sustentabilidade; responsabilidade social; modelo de gestão voltado à inovação de forma sistemática e presença em redes sociais. Contudo, é válido ressaltar que alguns elementos, apesar de terem sido citados por grande parte dos autores do referencial, foram pouco mencionados pelas empresas pesquisadas, o que configura um contraponto ao processo de inovação.
Asunto: Competitividade
Gestão da informação
Mudança organizacional
Cultura de inovação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.18226/23190639.v5n3.05a
URI: http://hdl.handle.net/1843/40400
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5642
metadata.dc.relation.ispartof: Revista brasileira de gestão e inovação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.