Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40400
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dc.creatorFrederico Giffoni de Carvalho Dutrapt_BR
dc.creatorFernanda Gomes Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T20:43:46Z-
dc.date.available2022-03-23T20:43:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage95pt_BR
dc.citation.epage120pt_BR
dc.identifier.doi10.18226/23190639.v5n3.05apt_BR
dc.identifier.issn2319-0639pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40400-
dc.description.resumoO artigo discorre sobre os fatores que afetam a capacidade de inovação de uma organização, sendo a cultura de inovação determinante para criação e manutenção de uma organização inovadora. A pesquisa teve como objetivo identificar a partir de revisão de literatura, sites institucionais e relatórios na web, quais são os elementos para estímulo da cultura de inovação adotados pelas empresas destaque em inovação no Brasil, extraídas do ranking Valor Inovação Brasil 2016. Os critérios a serem analisados foram obtidos por meio de um agrupamento de 17 autores, no período de 1986 a 2017, a respeito das principais diretrizes para construção e/ou sobrevivência de uma cultura de inovação. Verificou-se que as empresas pesquisadas, oriundas de diversos setores econômicos, apresentam consenso quanto à maioria dos elementos importantes para a criação e manutenção de uma cultura de inovação bem sucedida e que esses elementos possuem elevada importância para a cultura de inovação numa organização. Os resultados encontrados na pesquisa vão de encontro ao referencial teórico apresentado. Além dos elementos pesquisados percebeu-se que as empresas destaque em inovação apresentam ainda investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D); parceria/colaboração com empresas, universidades e parceiros; incentivo à geração e compartilhamento de conhecimento; práticas de sustentabilidade; responsabilidade social; modelo de gestão voltado à inovação de forma sistemática e presença em redes sociais. Contudo, é válido ressaltar que alguns elementos, apesar de terem sido citados por grande parte dos autores do referencial, foram pouco mencionados pelas empresas pesquisadas, o que configura um contraponto ao processo de inovação.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de gestão e inovaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherCompetitividadept_BR
dc.subject.otherGestão da informaçãopt_BR
dc.subject.otherMudança organizacionalpt_BR
dc.subject.otherCultura de inovaçãopt_BR
dc.titleElementos para estímulo da cultura de inovação: mapeamento das diretrizes adotadas por empresas de destaque brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeElements for stimulating innovation culture: mapping of the guidelines adopted by highlight brazilian companiespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5642pt_BR
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