Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/40418
Tipo: Tese
Título: Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
Autor(es): Rodrigo Vieira Ávila de Agrela
primer Tutor: Maria Zilda Ferreira Cury
primer miembro del tribunal : Constantino Luz de Medeiros
Segundo miembro del tribunal: Andréa Sirihal Werkema
Tercer miembro del tribunal: Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
Cuarto miembro del tribunal: Marcelo Almeida Peloggio
Quinto miembro del tribunal: Georg Otte
Resumen: Em 1870, quando publicou o romance A pata da gazela, José de Alencar criou “um outro de si mesmo” e o intitulou Sênio. Com ele, anunciou uma nova fase que chamou de velhice literária. Logo em seguida, publicou O Gaúcho (1870) com uma advertência, em que fez algumas reflexões sobre o pseudônimo escolhido. A partir de então, o escritor lançava as suas “desfolhas do inverno” como parte de uma ação consciente e consistente de sistematização de seu projeto literário e cultural diante do público. Nossa proposta é apresentar algumas reflexões sobre o último Alencar, debruçando-nos sobre seu corpo paratextual publicado entre o aparecimento do subscrito Sênio e os momentos derradeiros da sua produção em 1877: prefácios, posfácios, notas, artigos, panfletos, polêmicas, entre outros. Esta tese revisita textos fundamentais para o esclarecimento do projeto de Brasil abraçado pelo escritor, alguns conhecidos amplamente pela crítica especializada – a autobiografia literária Como e porque sou romancista, escrito em 1873; o prefácio “Benção Paterna”, apensado ao romance Sonhos d’ouro (1872) – e outros quase esquecidos – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), entre outros textos. Em conformidade, este trabalho dedica-se também à análise das condições sociais da produção e da recepção dos textos críticos-literários como um modo de intensificar a experiência literária, apresentando ótica diferenciada sobre o espaço literário do século XIX. Ao realizarmos um estudo crítico-literário intertextual da obra paratextual do escritor, percebemos que a escolha do pseudônimo Sênio representou uma mudança de atuação na sua atividade intelectual.
Abstract: In 1870, when José de Alencar publishes A pata da gazela, he creates “another one of himself” and names him Sênio. With Sênio, he begins a new phase which he named literary elderliness. Still in 1870, he publishes O Gaúcho (1870), in which he brought a warning containing some reflections about the chosen pseudonym. From then on, the writer published his “winter defoliation” as part of a conscious and consistent action to systematize his literary and cultural project to the public. Our proposal in this thesis is to present some reflections about the last Alencar, working on his paratexts that were published between the first appearance of the pseudonym Sênio and the last moments of his work in 1877: prefaces, postscripts, notes, articles, pamphlets, controversies, and others. Our thesis revisits fundamental texts of the author to explain the project of Brazil that was embraced by Alencar. Some of this texts are widely known by the specialized critics – the literary autobiography Como e porque sou romancista, writen in 1873, the preface “Benção Paterna”, which is part of the novel Sonhos d’ouro (1872) – and others that are almost forgotten – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), among other texts. In the same direction, our work analyses the social condition of the author's production and the public reception of his critical-literary texts as a way of intensifying his literary experience, showing a different view of the literary space in the 19th century. As we elaborate a critical and intertextual study of Alencar's paratexts, we find that the choice for the pseudonym Sênio represented a chance in his intellectual activities.
Asunto: Alencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Literatura e sociedade
Criação literária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40418
Fecha del documento: 20-nov-2020
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese de doutorado, Rodrigo de Agrela.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.