Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40636
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Adolescentes negros moradores das periferias urbanas do Rio de Janeiro: entre escola, gênero, masculinidades, raça, violência e vivências
Autor(es): Paulo Melgaço da Silva Júnior
Leandro da Conceição Borges
Resumo: Este artigo se propõe a discutir como os jovens adolescentes negros do 9º ano de uma escola pública de Duque de Caxias, periferia urbana do Rio de Janeiro, se co/constroem como homens e como vivenciam suas masculinidades em seu cotidiano. Para atingirmos os objetivos propostos, realizamos como atividade extraclasse uma roda de conversa com quatro alunos negros, a fim de conhecermos suas histórias e, a partir delas, buscarmos compreender como se constroem como homens negros, criandosignificadossobreamasculinidadelegitimadaereconhecidapelosensocomum. O pensamento decolonial iluminou nossa reflexão. Como metodologia de pesquisa, nos inspiramos nas dinâmicas possibilitadas pelo grupo focal, subsidiados pelos estudos de Gondin (2003) e Morgan (1997). O estudo como grupo de adolescentes negros apontou para a necessidade do estabelecimento de políticas educacionais de gênero e saúde voltadas para este segmento.
Assunto: Geografia
Adolescentes
Gênero
Raça
Masculinidades
Sexualidades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40636
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/11888/pdf3
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.