Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40636
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Paulo Melgaço da Silva Júnior | pt_BR |
dc.creator | Leandro da Conceição Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T23:10:06Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T23:10:06Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.volume | 9 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 3 | pt_BR |
dc.citation.epage | 21 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-2886 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40636 | - |
dc.description.resumo | Este artigo se propõe a discutir como os jovens adolescentes negros do 9º ano de uma escola pública de Duque de Caxias, periferia urbana do Rio de Janeiro, se co/constroem como homens e como vivenciam suas masculinidades em seu cotidiano. Para atingirmos os objetivos propostos, realizamos como atividade extraclasse uma roda de conversa com quatro alunos negros, a fim de conhecermos suas histórias e, a partir delas, buscarmos compreender como se constroem como homens negros, criandosignificadossobreamasculinidadelegitimadaereconhecidapelosensocomum. O pensamento decolonial iluminou nossa reflexão. Como metodologia de pesquisa, nos inspiramos nas dinâmicas possibilitadas pelo grupo focal, subsidiados pelos estudos de Gondin (2003) e Morgan (1997). O estudo como grupo de adolescentes negros apontou para a necessidade do estabelecimento de políticas educacionais de gênero e saúde voltadas para este segmento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.other | Gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Raça | pt_BR |
dc.subject.other | Masculinidades | pt_BR |
dc.subject.other | Sexualidades | pt_BR |
dc.title | Adolescentes negros moradores das periferias urbanas do Rio de Janeiro: entre escola, gênero, masculinidades, raça, violência e vivências | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/11888/pdf3 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_Adolescentes negros moradores das periferias urbanas do rio de janeiro entre escola, gênero, masculinidades, raça, violência e vivências.pdf | 392.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.