Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/40755
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O cientista está em sala! A imagem construída por um grupo de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Deborah Cotta Oliveira Danusa Munford Elaine Soares França |
Resumen: | O presente estudo busca apresentar considerações sobre a construção de visões de cientista na escola a partir de análises de interações no contexto de uma atividade de relato sobre “um final de semana com um boneco cientista” em uma turma de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participou de atividades investigativas ao longo de 3 anos. Observamos que as visões deste grupo estão em construção, e distanciamentos importantes sobre visões estereotipadas são percebidos. Apesar desta desconstrução, vemos a reprodução de alguns aspectos deturpados, o que ilustra o caráter processual não linear e contrastivo da elaboração de representações. Concluímos que um ensino de ciências de cunho investigativo contribui para o entendimento da atividade científica mais próximo da realidade e mais distante de imagens deturpadas |
Asunto: | Visão de cientista Ensino por investigação Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40755 |
Fecha del documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_01_1.htm |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_O cientista está em sala!.pdf | 814.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.