Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/40755
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O cientista está em sala! A imagem construída por um grupo de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Deborah Cotta Oliveira Danusa Munford Elaine Soares França |
Resumo: | O presente estudo busca apresentar considerações sobre a construção de visões de cientista na escola a partir de análises de interações no contexto de uma atividade de relato sobre “um final de semana com um boneco cientista” em uma turma de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participou de atividades investigativas ao longo de 3 anos. Observamos que as visões deste grupo estão em construção, e distanciamentos importantes sobre visões estereotipadas são percebidos. Apesar desta desconstrução, vemos a reprodução de alguns aspectos deturpados, o que ilustra o caráter processual não linear e contrastivo da elaboração de representações. Concluímos que um ensino de ciências de cunho investigativo contribui para o entendimento da atividade científica mais próximo da realidade e mais distante de imagens deturpadas |
Assunto: | Visão de cientista Ensino por investigação Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40755 |
Data do documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_01_1.htm |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_O cientista está em sala!.pdf | 814.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.