Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40755
Tipo: Artigo de Evento
Título: O cientista está em sala! A imagem construída por um grupo de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Deborah Cotta Oliveira
Danusa Munford
Elaine Soares França
Resumo: O presente estudo busca apresentar considerações sobre a construção de visões de cientista na escola a partir de análises de interações no contexto de uma atividade de relato sobre “um final de semana com um boneco cientista” em uma turma de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participou de atividades investigativas ao longo de 3 anos. Observamos que as visões deste grupo estão em construção, e distanciamentos importantes sobre visões estereotipadas são percebidos. Apesar desta desconstrução, vemos a reprodução de alguns aspectos deturpados, o que ilustra o caráter processual não linear e contrastivo da elaboração de representações. Concluímos que um ensino de ciências de cunho investigativo contribui para o entendimento da atividade científica mais próximo da realidade e mais distante de imagens deturpadas
Assunto: Visão de cientista
Ensino por investigação
Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40755
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_01_1.htm
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_O cientista está em sala!.pdf814.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.