Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40825
Type: Dissertação
Title: Revisitando Souza and Dias (2018) – considerações sobre o ensino de leitura em inglês como L2 a partir de um estudo experimental sobre o reconhecimento visual de palavras: questões para o estudo psicolinguístico do reconhecimento visual de palavras por bilíngues
Authors: Eduardo Moreira Dias
First Advisor: Ricardo Augusto de Souza
First Referee: Luciana Lucente
Second Referee: Amanda Post da Silveira
Abstract: Fully understanding the early processes involved in visual word recognition is not an easy feat. One of the main issues in this field of research is the role of sound in reading (Pollatsek et al., 2015; Rastle & Brysbaert, 2006). Importantly, theories of visual word recognition and reading in general have been heavily informed and, perhaps, biased toward results coming from research done with monolinguals of English (Randall, 2007). When one takes into account the intricacies inherent to bilingualism, new methodological issues arise. In that regard, Souza and Dias (2018) have recently reported findings from two lexical decision tasks with monolinguals of Brazilian Portuguese and Brazilian Portuguese – English bilinguals that corroborate a dual-route theory of visual word recognition. In the present study, I try to develop a discussion of the findings reported by Souza and Dias (2018) based on a review of the literature on visual word recognition. Finally, informed by the literature, I consider some aspects that might need attention in future experimental research.
Abstract: Compreender plenamente os processos iniciais envolvidos no reconhecimento visual de palavras não é uma tarefa fácil. Uma das principais questões neste campo de pesquisa é o papel do som no processo da leitura (Pollatsek et al., 2015; Rastle & Brysbaert, 2006). Teorias sobre o reconhecimento visual de palavras e a leitura em geral têm sido bastante informadas e, provavelmente, enviesadas por resultados provenientes de pesquisas feitas com monolíngues do inglês (Randall, 2007). Nesse sentido, quando considerações sobre pesquisas em bilinguismo são contempladas, novas questões metodológicas surgem. A esse respeito, Souza e Dias (2018) relataram recentemente resultados de duas tarefas de decisão lexical com monolíngues do português brasileiro e bilíngues do par português brasileiro - inglês que corroboram teorias da dupla rota para o reconhecimento visual de palavras. No presente estudo, eu procuro desenvolver uma discussão sobre os achados relatados por Souza e Dias (2018) a partir de uma revisão da literatura sobre reconhecimento visual de palavras. Finalmente, informado pela literatura, considero alguns aspectos que podem requerer atenção em pesquisas experimentais futuras.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Bilinguismo
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa – Métodos de ensino
Linguística – Processamento de dados
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40825
Issue Date: 30-Aug-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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