Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40881
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação infantil e tecnologias digitais: novos desafios e oportunidades
Authors: Cíntia Rafaela de Almeida Silva Carques
First Advisor: Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
First Referee: Ana Rafaela Correia Ferreira
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar cinco sequências didáticas elaboradas ao longo do curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de explicitar um pouco da minha trajetória na área da educação e como as tecnologias aprendidas e apreendidas no curso têm impactado minhas atividades profissionais. As sequências didáticas abordam diversos temas e poderão auxiliar a docência na Educação Infantil, abrangendo as crianças da faixa etária de um a cinco anos. Entre os temas abordados estão: Influência da tecnologia, Contos de fada, Meio ambiente, Música, Cores e formas. Buscou-se utilizar uma linguagem acessível e propor atividades lúdicas para contemplar as crianças e sugerir inovação para o ensino no ambiente escolar. Com as ferramentas tecnológicas digitais que foram propostas em cada uma das sequências didáticas, foi possível não só colocar em prática os conhecimentos obtidos em cada disciplina da pós-graduação, mas aprender de forma divertida, sentir prazer e ao mesmo tempo motivação em compartilhar esses conhecimentos.
Abstract: The present work aims to present five didactic sequences elaborated during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, offered by the Federal University of Minas Gerais, besides explaining a little of my trajectory in the area of education and how the technologies learnt and understood during the course have impacted my professional activities. The didactic sequences address several themes and may assist teaching in the Preschool Education, comprising children aged one to five years old. Among the topics worked up are: The Influence of technology, Fairy tales, Environment, Music, Colors and shapes. We sought to use accessible language and propose ludic activities to contemplate children and suggest innovation for teaching in the school environment. With the digital technological tools that were proposed in each of the didactic sequences, it was possible not only to put into practice the knowledge obtained in each postgraduate discipline, but to learn, in a funny way, to feel pleasure and at the same time be motivated to share this knowledge.
Subject: Educação infantil - Tecnologia educacional
Educação infantil - Sequências didáticas - Material didático
Prática docente
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40881
Issue Date: 12-Dec-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação infantil e tecnologias digitais-novos desafios e oportunidades.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.