Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40886
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do concreto de obras de arte especiais através de caracterização física, química, análise microestrutural e ensaios não destrutivos
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the concrete of special works of art through physical, chemical characterization, microstructural analysis and non-destructive testing
Autor(es): Sílvia Roberta Souza
Primeiro Orientador: White José dos Santos
Primeiro Coorientador: Ubirajara Domingos de Castro
Primeiro membro da banca : Dayana Cristina Silva Garcia
Segundo membro da banca: Maria Teresa Gomes Barbosa
Resumo: O monitoramento e manutenção durante a vida útil em Obras de Arte Especiais (OAEs) é de extrema importância, pois consistem em pontos críticos dos sistemas de transporte rodoviá-rio e ferroviário brasileiro. A interdição destas estruturas acarreta perdas sociais, ambientais e econômicas. Assim o objeto geral desta pesquisa é a avaliar a durabilidade dos concretos através de caracterizações microestruturais e físico-químicas em três pontes de idades dife-rentes (93 anos, 61 anos e 3 anos) localizadas no estado de Minhas Gerais, Brasil. Sendo as-sim, os procedimentos consistiram em vistorias técnicas para identificar eventuais manifes-tações patológicas, bem como a realização dos ensaios não destrutivos: pacometria, escle-rometria e carbonatação. Foram avaliadas a absorção de água, índice de vazios e massa es-pecífica, composição química, fases cristalinas, análise térmica diferencial, FT-IR e micro-estrutura (MEV) onde buscou-se identificar os compostos hidratados do cimento e a presen-ça de agentes agressivos. Constatou-se que as estruturas de concreto estão seriamente degra-dadas em função da carbonatação, falta de cobrimento e armaduras corroídas. O efeito da carbonatação e dos agentes agressivos presentes nos rios, puderam ser identificados nas aná-lises químicas e microestruturais, alterando os compostos hidratados. Conclui-se pelos re-sultados, que para evitar o comprometimento da vida útil das estruturas de concreto armado, deve-se seguir corretamente as indicações das normas técnicas (projeto, materiais, execução e manutenção) e a promoção de vistoria e manutenções corriqueiras visando a recupera-ção/reforço das OAEs não edificadas desta forma. Evidencia-se assim, que resultados possi-bilitaram um maior conhecimento do histórico das características dos materiais empregados, bem como da necessidade de vistorias preventivas a serem realizadas nas OAEs.
Abstract: Monitoring and maintenance during the useful life of and viaducts (SEWs) is extremely im-portant, as they consist of critical points in the Brazilian road and rail transport systems. The interdiction of these structures entails social, environmental and economic losses. Thus, the general object of this research is to evaluate the durability of concrete through microstruc-tural and physicochemical characterizations in three bridges of different ages (93 years, 61 years and 3 years) located in the state of Minhas Gerais, Brazil. Thus, the procedures con-sisted of technical inspections to identify possible pathological manifestations, as well as the performance of non-destructive tests: pacometry, sclerometry and carbonation. Water absorption, void index and specific mass, chemical composition, crystalline phases, differ-ential thermal analysis, Fourier Transform Infrared Reflection (FT-IR) and Scanning elec-tron microscopy (SEM) were evaluated, which sought to identify the hydrated cement com-pounds and the presence of aggressive agents. It was found that the concrete structures are seriously degraded due to carbonation, lack of covering and corroded reinforcement. The ef-fect of carbonation and aggressive agents present in rivers could be identified in chemical and microstructural analyses, altering the hydrated compounds. It is concluded from the re-sults that to avoid compromising the useful life of reinforced concrete structures, the indica-tions of the technical standards (design, materials, execution and maintenance) and the pro-motion of inspection and routine maintenance aiming at the recovery/strengthening of bridges and viaducts. Thus, it is evident that the results allowed a greater knowledge of the history of the characteristics of the materials used, as well as the need for preventive inspec-tions to be carried out in the SEWs.
Assunto: Construção civil
Concreto armado ­- Estruturas
Patologia de construção
Pontes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Construção Civil
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/40886
Data do documento: 8-Set-2021
Término do Embargo: 8-Set-2023
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