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dc.contributor.advisor1White José dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6929801431620076pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ubirajara Domingos de Castropt_BR
dc.contributor.referee1Dayana Cristina Silva Garciapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Teresa Gomes Barbosapt_BR
dc.creatorSílvia Roberta Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1695091185361184pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T18:13:02Z-
dc.date.available2022-04-07T18:13:02Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40886-
dc.description.abstractMonitoring and maintenance during the useful life of and viaducts (SEWs) is extremely im-portant, as they consist of critical points in the Brazilian road and rail transport systems. The interdiction of these structures entails social, environmental and economic losses. Thus, the general object of this research is to evaluate the durability of concrete through microstruc-tural and physicochemical characterizations in three bridges of different ages (93 years, 61 years and 3 years) located in the state of Minhas Gerais, Brazil. Thus, the procedures con-sisted of technical inspections to identify possible pathological manifestations, as well as the performance of non-destructive tests: pacometry, sclerometry and carbonation. Water absorption, void index and specific mass, chemical composition, crystalline phases, differ-ential thermal analysis, Fourier Transform Infrared Reflection (FT-IR) and Scanning elec-tron microscopy (SEM) were evaluated, which sought to identify the hydrated cement com-pounds and the presence of aggressive agents. It was found that the concrete structures are seriously degraded due to carbonation, lack of covering and corroded reinforcement. The ef-fect of carbonation and aggressive agents present in rivers could be identified in chemical and microstructural analyses, altering the hydrated compounds. It is concluded from the re-sults that to avoid compromising the useful life of reinforced concrete structures, the indica-tions of the technical standards (design, materials, execution and maintenance) and the pro-motion of inspection and routine maintenance aiming at the recovery/strengthening of bridges and viaducts. Thus, it is evident that the results allowed a greater knowledge of the history of the characteristics of the materials used, as well as the need for preventive inspec-tions to be carried out in the SEWs.pt_BR
dc.description.resumoO monitoramento e manutenção durante a vida útil em Obras de Arte Especiais (OAEs) é de extrema importância, pois consistem em pontos críticos dos sistemas de transporte rodoviá-rio e ferroviário brasileiro. A interdição destas estruturas acarreta perdas sociais, ambientais e econômicas. Assim o objeto geral desta pesquisa é a avaliar a durabilidade dos concretos através de caracterizações microestruturais e físico-químicas em três pontes de idades dife-rentes (93 anos, 61 anos e 3 anos) localizadas no estado de Minhas Gerais, Brasil. Sendo as-sim, os procedimentos consistiram em vistorias técnicas para identificar eventuais manifes-tações patológicas, bem como a realização dos ensaios não destrutivos: pacometria, escle-rometria e carbonatação. Foram avaliadas a absorção de água, índice de vazios e massa es-pecífica, composição química, fases cristalinas, análise térmica diferencial, FT-IR e micro-estrutura (MEV) onde buscou-se identificar os compostos hidratados do cimento e a presen-ça de agentes agressivos. Constatou-se que as estruturas de concreto estão seriamente degra-dadas em função da carbonatação, falta de cobrimento e armaduras corroídas. O efeito da carbonatação e dos agentes agressivos presentes nos rios, puderam ser identificados nas aná-lises químicas e microestruturais, alterando os compostos hidratados. Conclui-se pelos re-sultados, que para evitar o comprometimento da vida útil das estruturas de concreto armado, deve-se seguir corretamente as indicações das normas técnicas (projeto, materiais, execução e manutenção) e a promoção de vistoria e manutenções corriqueiras visando a recupera-ção/reforço das OAEs não edificadas desta forma. Evidencia-se assim, que resultados possi-bilitaram um maior conhecimento do histórico das características dos materiais empregados, bem como da necessidade de vistorias preventivas a serem realizadas nas OAEs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVILpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Construção Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectObras de arte especiaispt_BR
dc.subjectEstrutura de concreto armadopt_BR
dc.subjectPatologia em pontespt_BR
dc.subjectMicroestrutura de concretos antigospt_BR
dc.subjectVida útil de pontespt_BR
dc.subject.otherConstrução civilpt_BR
dc.subject.otherConcreto armado ­- Estruturaspt_BR
dc.subject.otherPatologia de construçãopt_BR
dc.subject.otherPontespt_BR
dc.titleAvaliação do concreto de obras de arte especiais através de caracterização física, química, análise microestrutural e ensaios não destrutivospt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the concrete of special works of art through physical, chemical characterization, microstructural analysis and non-destructive testingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2023-09-08-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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