Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41006
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O desafio de ensinar esportes: aspectos pedagógicos a serem considerados na práxis
Título(s) alternativo(s): The challenge of teaching sports: pedagogical aspects concerning praxis
Autor(es): Layla Maria Campos Aburachid
Paula Soares Francisco
Schelyne Ribas da Silva
Talita Ferreira
Pablo Juan Greco
Resumo: O ensino dos esportes é um tema amplo e dinâmico, uma vez que está em constante discussão acadêmica, assim como qualquer área de estudo. Sob o ponto de vista do desenvolvimento da técnica e da tática, as várias possibilidades de aplicação desses conteúdos fazem emergir aspectos pedagógicos que, até o momento, eram abordados em discussões isoladas. O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre tais aspectos contidos no processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes sociomotrizes, que são caracterizados pela colaboração-oposição de seus praticantes. Ainda, procurou-se tecer relações entre o domínio do treino (geral e específicao), os estilos de ensino (dos reprodutivos aos produtivos), a motivação para a prática e as formas de aprendizagem (implícita e explícita). O ensaio pretende contribuir com uma reflexão teórica acerca dos aspectos pedagógicos e suas interrelações, para a diversidade da prática no ensino dos esportes.
Abstract: The teaching of sports is a broad and dynamic subject, as it is in constant academic discussion as is any area of study. From the point of view of the development of technique and tactics, the various possibilities of application of these contents give rise to pedagogical aspects that until now, were addressed in isolated discussions. The study aimed to discuss about such aspects contained in the teaching-learning-training process of sociomotor sports, characterized by collaboration-opposition of its participants. Still, we sought to weave relationships between the dimensions of training domain (general and specific), teaching styles (reproductive and productive), motivation to practice and the learning forms (implicit and explicit). This study intends to contribute with a theoretical reflection about the pedagogical issues and their interrelations, for the diversity of the practice in the teaching of sports.
Assunto: Esportes
Ensino
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41006
Data do documento: Set-2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8445
metadata.dc.relation.ispartof: Corpoconsciência
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O desafio de ensinar esportes.pdf481.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.