Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/41124
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Propostas pedagógicas em Matemática utilizando sequências didáticas
Título(s) alternativo(s): Pedagogical proposals in Mathematics using didactic sequences
Autor(es): André Luiz de Oliveira
primer Tutor: Warley Machado Correia
primer miembro del tribunal : Denise Alves de Araújo
Resumen: Com o advento das novas tecnologias, as propostas pedagógicas baseadas em sequências didáticas que utilizam ferramentas tecnológicas têm propiciado aos estudantes uma aprendizagem significativa, especialmente em Matemática. Softwares, plataformas, aplicativos, objetos de aprendizagem, redes sociais entre outros tantos recursos tecnológicos são abordados nas cinco sequências didáticas elaboradas durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 e aqui apresentadas neste trabalho. As sequências didáticas possuem como foco a desmistificação da Matemática favorecendo assim uma metodologia agradável e próxima ao universo dos estudantes. Centralizadas no protagonismo discente, as atividades propostas dialogam com os princípios do conhecimento, onde o professor é o mediador e orienta os estudantes na busca, aprofundamento das ideias e soluções para os problemas contextualizados. Em contrapartida, os estudantes que possuíam conhecimentos prévios dos assuntos mencionados, valeram das suas vivências e práticas com as ferramentas tecnológicas para aplicá-las nas resoluções dos problemas de forma pedagógica. Como resultado, foram observados um maior engajamento dos estudantes bem como melhor interação com os conteúdos estudados. Deseja-se com este trabalho demonstrar as possibilidades pedagógicas do uso de sequências didáticas aplicadas à Matemática que possam contribuir no processo de aquisição de habilidades e competências dos estudantes bem como recursos e experiências tecnológicas em prol da educação.
Asunto: Matemática - Estudo e ensino
Educação tecnológica
Tecnologia educacional
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41124
Fecha del documento: 12-dic-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia_Tecnologia_Educacao_Andre.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons