Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41124
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Warley Machado Correiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5089652516391015pt_BR
dc.contributor.referee1Denise Alves de Araújopt_BR
dc.creatorAndré Luiz de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3713065432067081pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T13:20:17Z-
dc.date.available2022-04-25T13:20:17Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41124-
dc.description.resumoCom o advento das novas tecnologias, as propostas pedagógicas baseadas em sequências didáticas que utilizam ferramentas tecnológicas têm propiciado aos estudantes uma aprendizagem significativa, especialmente em Matemática. Softwares, plataformas, aplicativos, objetos de aprendizagem, redes sociais entre outros tantos recursos tecnológicos são abordados nas cinco sequências didáticas elaboradas durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 e aqui apresentadas neste trabalho. As sequências didáticas possuem como foco a desmistificação da Matemática favorecendo assim uma metodologia agradável e próxima ao universo dos estudantes. Centralizadas no protagonismo discente, as atividades propostas dialogam com os princípios do conhecimento, onde o professor é o mediador e orienta os estudantes na busca, aprofundamento das ideias e soluções para os problemas contextualizados. Em contrapartida, os estudantes que possuíam conhecimentos prévios dos assuntos mencionados, valeram das suas vivências e práticas com as ferramentas tecnológicas para aplicá-las nas resoluções dos problemas de forma pedagógica. Como resultado, foram observados um maior engajamento dos estudantes bem como melhor interação com os conteúdos estudados. Deseja-se com este trabalho demonstrar as possibilidades pedagógicas do uso de sequências didáticas aplicadas à Matemática que possam contribuir no processo de aquisição de habilidades e competências dos estudantes bem como recursos e experiências tecnológicas em prol da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectferramentas tecnológicaspt_BR
dc.subjectensino de matemáticapt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.titlePropostas pedagógicas em Matemática utilizando sequências didáticaspt_BR
dc.title.alternativePedagogical proposals in Mathematics using didactic sequencespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Tecnologia_Educacao_Andre.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons