Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41124
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Propostas pedagógicas em Matemática utilizando sequências didáticas |
Other Titles: | Pedagogical proposals in Mathematics using didactic sequences |
Authors: | André Luiz de Oliveira |
First Advisor: | Warley Machado Correia |
First Referee: | Denise Alves de Araújo |
Abstract: | Com o advento das novas tecnologias, as propostas pedagógicas baseadas em sequências didáticas que utilizam ferramentas tecnológicas têm propiciado aos estudantes uma aprendizagem significativa, especialmente em Matemática. Softwares, plataformas, aplicativos, objetos de aprendizagem, redes sociais entre outros tantos recursos tecnológicos são abordados nas cinco sequências didáticas elaboradas durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 e aqui apresentadas neste trabalho. As sequências didáticas possuem como foco a desmistificação da Matemática favorecendo assim uma metodologia agradável e próxima ao universo dos estudantes. Centralizadas no protagonismo discente, as atividades propostas dialogam com os princípios do conhecimento, onde o professor é o mediador e orienta os estudantes na busca, aprofundamento das ideias e soluções para os problemas contextualizados. Em contrapartida, os estudantes que possuíam conhecimentos prévios dos assuntos mencionados, valeram das suas vivências e práticas com as ferramentas tecnológicas para aplicá-las nas resoluções dos problemas de forma pedagógica. Como resultado, foram observados um maior engajamento dos estudantes bem como melhor interação com os conteúdos estudados. Deseja-se com este trabalho demonstrar as possibilidades pedagógicas do uso de sequências didáticas aplicadas à Matemática que possam contribuir no processo de aquisição de habilidades e competências dos estudantes bem como recursos e experiências tecnológicas em prol da educação. |
Subject: | Matemática - Estudo e ensino Educação tecnológica Tecnologia educacional Material didático |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41124 |
Issue Date: | 12-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Tecnologia_Educacao_Andre.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License