Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/41129
Tipo: Tese
Título: Casas dramatúrgicas: material criativo para ensino de dramaturgia
Autor(es): Adélia Aparecida da Silva Carvalho
primer Tutor: Marina Marcondes Machado
primer miembro del tribunal : Ricardo Carvalho de Figueiredo
Segundo miembro del tribunal: Marcos Antônio Alexandre
Tercer miembro del tribunal: Raquel Castro de Souza
Cuarto miembro del tribunal: Juliana Alves Mota Drummond
Resumen: No presente trabalho proponho a construção de um material criativo para o ensino de dramaturgia voltado, especialmente, para estudantes de teatro (cursos superiores, técnicos, livres), com base em uma reflexão sobre o meu processo de formação como dramaturga, estudante e professora, num percurso autobiográfico através das casas que habitei nas cidades de Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte e Macapá. Tomo como referência para esta pesquisa a fenomenologia a partir de Bachelard, desenvolvida através de procedimentos de escrita de si, sob a ótica do escurecimento desse pensamento, baseado na ideia de escrevivência proposta por Conceição Evaristo, reconhecendo como produção de conhecimento a própria escrita, enquanto mulher/negra/dramaturga que investiga o protagonismo das experiências que emergem da memória, num movimento de recuperação e valorização da ancestralidade submetida ao apagamento e silenciamento ao longo da história. O material proposto se constrói a partir da elaboração de cartas, numa referência às cartas pedagógicas de Paulo Freire, para provocar o exercício da escrita dramatúrgica para além das regras estabelecidas pelo drama tradicional.
Abstract: In this work, I propose the construction of a creative material for the teaching of dramaturgy aimed, especially, for theater students (undergraduate, technical, artistic-professional courses), based on a reflection on my training process as a dramatist, student and teacher, in an autobiographical journey through the houses I lived in the cities of Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte and Macapá. I take as a reference for this research the phenomenology from Bachelard, developed through self-writing procedures, from the perspective of the darkening of this thought, based on the idea of writing proposed by Conceição Evaristo, recognizing as production of knowledge the writing itself, as woman/black/dramatist who investigates the protagonism of experiences that emerge from memory, in a movement of recovery and valorization of ancestry subjected to erasure and silencing throughout history. The proposed material is built from the elaboration of letters, in a reference to Paulo Freire's pedagogical letters, to provoke the exercise of dramaturgical writing beyond the rules established by traditional drama.
Asunto: Teatro (Literatura) - Redação
Teatro (Literatura) - Técnica
Teatro - Estudo e ensino
Redação de cartas
Escritores negros
Memória na arte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41129
Fecha del documento: 15-dic-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Casas Dramatúrgicas material criativo para o ensino de dramaturgia.pdf7.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.