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http://hdl.handle.net/1843/41129
Tipo: | Tese |
Título: | Casas dramatúrgicas: material criativo para ensino de dramaturgia |
Autor(es): | Adélia Aparecida da Silva Carvalho |
Primeiro Orientador: | Marina Marcondes Machado |
Primeiro membro da banca : | Ricardo Carvalho de Figueiredo |
Segundo membro da banca: | Marcos Antônio Alexandre |
Terceiro membro da banca: | Raquel Castro de Souza |
Quarto membro da banca: | Juliana Alves Mota Drummond |
Resumo: | No presente trabalho proponho a construção de um material criativo para o ensino de dramaturgia voltado, especialmente, para estudantes de teatro (cursos superiores, técnicos, livres), com base em uma reflexão sobre o meu processo de formação como dramaturga, estudante e professora, num percurso autobiográfico através das casas que habitei nas cidades de Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte e Macapá. Tomo como referência para esta pesquisa a fenomenologia a partir de Bachelard, desenvolvida através de procedimentos de escrita de si, sob a ótica do escurecimento desse pensamento, baseado na ideia de escrevivência proposta por Conceição Evaristo, reconhecendo como produção de conhecimento a própria escrita, enquanto mulher/negra/dramaturga que investiga o protagonismo das experiências que emergem da memória, num movimento de recuperação e valorização da ancestralidade submetida ao apagamento e silenciamento ao longo da história. O material proposto se constrói a partir da elaboração de cartas, numa referência às cartas pedagógicas de Paulo Freire, para provocar o exercício da escrita dramatúrgica para além das regras estabelecidas pelo drama tradicional. |
Abstract: | In this work, I propose the construction of a creative material for the teaching of dramaturgy aimed, especially, for theater students (undergraduate, technical, artistic-professional courses), based on a reflection on my training process as a dramatist, student and teacher, in an autobiographical journey through the houses I lived in the cities of Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte and Macapá. I take as a reference for this research the phenomenology from Bachelard, developed through self-writing procedures, from the perspective of the darkening of this thought, based on the idea of writing proposed by Conceição Evaristo, recognizing as production of knowledge the writing itself, as woman/black/dramatist who investigates the protagonism of experiences that emerge from memory, in a movement of recovery and valorization of ancestry subjected to erasure and silencing throughout history. The proposed material is built from the elaboration of letters, in a reference to Paulo Freire's pedagogical letters, to provoke the exercise of dramaturgical writing beyond the rules established by traditional drama. |
Assunto: | Teatro (Literatura) - Redação Teatro (Literatura) - Técnica Teatro - Estudo e ensino Redação de cartas Escritores negros Memória na arte |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41129 |
Data do documento: | 15-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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