Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/41183
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo |
Autor(es): | Antônia Vitória Soares Aranha Ilma Bicalho Sousa Daniel |
Resumo: | O artigo aborda a dinâmica dos saberes produzidos e mobilizados profissionalmente por trabalhadores. Para o exercício de reflexão aqui proposto, são mobilizadas as proposições marxistas e ergológicas, considerando-se que esses referenciais contribuem de maneira significativa para a compreensão de questões envolvidas na relação estabelecida entre o homem e o trabalho, a qual possibilita a produção e a mobilização de saberes. As discussões procuram evidenciar que, embora existam outros espaços de aprendizagem, o trabalho é um lócus privilegiado no que se refere à produção e à mobilização de saberes. Com efeito, entende-se que o fazer é sempre interatuado, sendo essa uma característica que marca o mundo laboral. |
Assunto: | Trabalhadores Saberes Dialética Atividade de trabalho |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41183 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação & formação - Revista do programa de pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Ceará |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho a atividade do trabalho como princípio educativo.pdf | 580.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.