Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41183
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo
Autor(es): Antônia Vitória Soares Aranha
Ilma Bicalho Sousa Daniel
Resumo: O artigo aborda a dinâmica dos saberes produzidos e mobilizados profissionalmente por trabalhadores. Para o exercício de reflexão aqui proposto, são mobilizadas as proposições marxistas e ergológicas, considerando-se que esses referenciais contribuem de maneira significativa para a compreensão de questões envolvidas na relação estabelecida entre o homem e o trabalho, a qual possibilita a produção e a mobilização de saberes. As discussões procuram evidenciar que, embora existam outros espaços de aprendizagem, o trabalho é um lócus privilegiado no que se refere à produção e à mobilização de saberes. Com efeito, entende-se que o fazer é sempre interatuado, sendo essa uma característica que marca o mundo laboral.
Assunto: Trabalhadores
Saberes
Dialética
Atividade de trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41183
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & formação - Revista do programa de pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Ceará
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