Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41199
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Para Além dos Números: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais Acerca da Ética Profissional |
Authors: | Hudson Júnio Menezes de Andrade Bruna Camargos Avelino |
Abstract: | O estudo da ética é um tema relevante na conduta profissional. Na Contabilidade, uma conduta pautada pela isenção e transparência auxilia no fornecimento de informações fidedignas para a tomada de decisões de gestores, investidores das esferas públicas e privadas. Diante da importância da postura ética no exercício profissional do contador, a presente pesquisa teve o foco na academia, espaço onde os profissionais de Contabilidade têm formação teórica, prática e também ética. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais acerca da ética e como esses educadores trabalham a temática em sala de aula com os alunos de graduação. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos docentes componentes da amostra no mês de setembro de 2016. A amostra utilizada foi a não probabilística por acessibilidade ou conveniência. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que a maior parte dos respondentes tem conhecimento sobre o Código de Ética Profissional do Contabilista, ainda que não o tenham lido em sua totalidade. A pesquisa constatou as dificuldades da prática integral do Código de Ética do Contabilista, pois outros fatores influenciam a conduta profissional, como a família. No que se refere ao trabalho da ética profissional em sala de aula, a maioria dos professores procura abordar a temática associando-a a assuntos reais. Finalmente, os docentes da Instituição de Ensino Superior que participaram da presente pesquisa defendem que a discussão da ética no ambiente acadêmico é de relevância substancial, mas que não necessita de uma disciplina específica para sua abordagem, podendo ela ser feita de forma interdisciplinar. |
Subject: | Ética no Ensino Ética Docente Ciências Contábeis |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41199 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://congressousp.fipecafi.org/anais/17UspInternational/ArtigosDownload/7.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Usp de Iniciação Científica em Contabilidade |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_Para Além dos Números- a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de.pdf | 530.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.