Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/41518
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Leitura literária na educação infantil |
Autor(es): | Jussara Barbosa Vieira Silva |
Primeiro Orientador: | Marcelo Chiaretto |
Primeiro membro da banca : | Alex Fabiani de Brito Torres |
Segundo membro da banca: | Allana Mátar de Figueiredo |
Resumo: | A leitura literária é importante para o desenvolvimento das diversas linguagens. Conhecer as funções da literatura infantil possibilita que o professor medie práticas de leitura na Educação Infantil que favoreçam a interação, a criatividade, a imaginação e a fantasia. A curiosidade, o prazer e o interesse das crianças pelos livros contribuem para a formação de leitores. O papel do professor nesse processo é fundamental e, inicialmente, ele não terá a função de formar leitores no sentido restrito da palavra, mas promover o encantamento, criando uma relação prazerosa entre crianças e livros. Este ensaio propõe-se a discutir esses fatos, conforme algumas reflexões proporcionadas pelo PNAIC (2016), Ceccantini (2011), Koch (2011), Barthes (1992), Costa Val (2004), entre outros autores, e apresentar um estudo de caso, a partir de uma sequência didática desenvolvida com crianças de 2/3 anos de idade. |
Abstract: | Reading literature is important in the development of all languages. Therefore, knowing the educational role of children’s literature allows the teacher to mediate elementary grade reading practices that benefit interaction, creativity, and imagination. Curiosity, pleasure, and interest of children in books contribute to the formation of readers. Then, the teacher’s role in this process is fundamental even if, initially, they won’t have the function of forming readers in the strict sense, but rather of promoting a feeling of enchantment, creating a pleasurable relation between children and books. This essay proposes to discuss these facts, according to reflections provided by PNAIC (2016), Ceccantini (2011), Koch (2011), Barhes (1992), Costa Val (2004), and others, as well as to present a case study of a didactical sequence developed with two- to three- yearold children. |
Assunto: | Leitura – Aprendizagem Educação infantil Formação de leitores Linguagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41518 |
Data do documento: | 20-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leitura Literária na Ed. Infantil - Jussara Barbosa Vieira Silva.pdf | 239.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons