Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lyslei de Souza Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2618593450338207pt_BR
dc.contributor.referee1Georg Ottept_BR
dc.contributor.referee2Wander Melo Mirandapt_BR
dc.contributor.referee3Cláudia Cristina Maiapt_BR
dc.contributor.referee4José Marcos Resende Oliveirapt_BR
dc.creatorAndré de Souza Pintopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401320453551810pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-18T16:52:32Z-
dc.date.available2022-05-18T16:52:32Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41798-
dc.description.abstractThis thesis intends to investigate how the image of the house in ruins – as a metaphor of contemporary literature, which is built with and under the rubble and remains of literary tradition, a warp of the text that takes place through appropriation and rewriting – is presented in the work of Machado de Assis and in the novels Crônica da casa assassinada, by Lúcio Cardoso, Ópera dos mortos, by Autran Dourado, and Machado, by Silviano Santiago. In Machado de Assis, we tried to present a discussion about the collection of shards and fragments that are appropriated by the writer in the construction of his old houses. In Crônica da casa assassinada, Cardoso engenders a narrative that takes place under the sign of death and whose house metaphorically coincides with the decadence of its residents. Ópera dos Mortos, in turn, portrays a degraded space that runs through the family saga of the Honório Cota and, at the same time, weaves the dead ancestors into the house and, by extension, the last descendant of this patriarchal family, Rosalina, culminating in the end of the family line. Finally, in Machado, the writer takes up the figure of the homonymous writer, appropriating the correspondences and the texts by Machado. The notion of ruin thus metaphorically shifts from the old house to the ruined body of Machado, character of the novel, a convulsive body that, as a text, is configured as a space of decay that is evoked by Santiago. In view of this, an attempt was made to outline a reading model whose old houses, as a metaphor, represent a possible profile of contemporary literature, in which texts are built with the remains and traces of other narratives.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese investiga a imagem da casa em ruínas e de como essa metáfora expõe as relações intertextuais de apropriação e de reconstrução ficcional na literatura contemporânea. Partindo da ideia de que essa literatura se constrói com e sob os escombros e restos da tradição literária, analisa-se a urdidura do texto que se dá por meio da reescrita que se apresenta na obra de Machado de Assis e nos romances Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso, Ópera dos mortos, de Autran Dourado, e Machado, de Silviano Santiago. Em Machado de Assis, procurou-se apresentar uma discussão sobre a coleção de cacos e de fragmentos que são apropriados pelo escritor na construção das suas casas velhas. Em Crônica da casa assassinada, Cardoso engendra uma narrativa que se dá sob o signo de morte e cuja casa coincide, metaforicamente, com a decadência dos seus moradores. Ópera dos Mortos, por sua vez, retrata um espaço degradado que perpassa uma saga familiar e, ao mesmo tempo, entrelaça os antepassados mortos à casa e, por extensão, a última descendente dessa família patriarcal, culminando com o fim da linhagem da família. Em Machado, Santiago retoma a figura do escritor homônimo ao livro, se apropriando das correspondências e do texto machadiano. A noção de ruína se desloca, assim, da casa velha para o corpo arruinado do personagem Machado, um corpo convulsivo que, como texto, se configura como um espaço de decadência e recriação que é evocado por Santiago. Intentou-se delinear, em vista disso, um modelo de leitura cujas casas velhas, como metáfora, representam um possível perfil da literatura contemporânea, no qual os textos são construídos com os restos e com os vestígios de outras narrativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCasapt_BR
dc.subjectRuínapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subject.otherAssis, Machado de, 1839-1908 – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCardoso, Lúcio, 1913-1968. – Crônica da casa assassinada – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherDourado, Autran, 1926- – Ópera dos mortos – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSantiago, Silviano, 1936- – Machado – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherHabitações – Ficçãopt_BR
dc.titleCasas em ruínas: Machado, Cardoso, Dourado, Santiagopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - André de Souza Pinto (Versão Final).pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons