Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42026
Type: Artigo de Evento
Title: Dimensões do sentido do consumo de roupas de jovens da geração Z
Authors: Luiz Rodrigo Cunha Moura
Cristiana Trindade Ituassu
Abstract: Neste artigo, buscou-se identificar as dimensões capazes de representar o sentido do consumo de roupas para os jovens da geração Z. Defende-se que esse grupo é um importante segmento de mercado, que pode gerar dividendos significativos para as organizações, embora haja pouca compreensão acadêmica sobre o seu comportamento de compra. Em termos metodológicos, numa fase exploratória-qualitativa (Estudo 1), por meio de três entrevistas em profundidade, identificaram-se os possíveis sentidos do consumo para a geração Z. Posteriormente, a partir dos resultados obtidos no Estudo 1, foi elaborado o instrumento de coleta de dados da etapa descritiva-quantitativa (Estudo 2), o qual foi respondido por 307 consumidores entre 17 e 25 anos. Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística multivariada, buscando-se identificar as dimensões, verificar a sua confiabilidade e testar a sua validade. Os resultados indicam que as dimensões Prestígio, sociabilidade e identidade, Sentimentos e sensações, Envolvimento, Força da marca, Moderação no consumo, Consumo em excesso e Imagem representam o sentido do consumo de roupas para a geração Z. Pode-se destacar como contribuição desse trabalho o preenchimento da lacuna do conhecimento acerca do sentindo do consumo de roupas para os jovens, a partir do desenvolvimento de uma escala com essa finalidade, bem como as implicações gerenciais para os gestores, notadamente em termos da administração dos 4P ́s de marketing.
Subject: Geração Z
Consumo (Economia)
Vestuário
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42026
Issue Date: Oct-2017
metadata.dc.url.externa: http://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=89
metadata.dc.relation.ispartof: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIMENSÕES DO SENTIDO DO CONSUMO DE ROUPAS DOS JOVENS DA.pdf32.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.