Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42029
Type: Artigo de Periódico
Title: Os artifícios da voz: Francisco de Paula Brito e a Sociedade Petalógica
Other Titles: The artifices of voice: Francisco de Paula Brito and the Petalógica Society
Authors: Bruno Guimarães Martins
Abstract: Evitando a dicotomia entre oralidade e escrita, perseguimos na historiografia da imprensa e da literatura por indícios da “voz” ou da “palavra”, assim como sugerido por Paul Zumthor e Michel de Certeau. Para tanto investigamos como o editor pioneiro Francisco de Paula Brito (1809-1861) que desejamos caracterizar como editor a voz, transfigurando-a da polifonia cotidiana para os impressos oitocentistas, especialmente ao publicar os relatos das famosas sessões da “Sociedade Petalógica” entre 1853 e 1858. Com o artifício das petas (mentiras), os membros desta divertida sociedade visavam “contrariar os mentirosos, mentindo-lhes”, o que verdadeiramente tratava-se de uma ação política indireta. Ao analisar este exemplo sociabilidade literária, pretendemos demonstrar que as condições de edição e performance do texto são relevantes para traçar relações entre literatura e realidade cotidiana, especialmente se pensarmos nas condições pouco propícias para a disseminação do texto literário em meados do século XIX.
Abstract: Avoiding the dichotomy between orality and writing, we address the historiography of the press and literature, pursuing evidence of "voice" or "word", as suggested by Paul Zumthor and Michel de Certeau. Thereto, we have investigated how the pioneer editor Francisco de Paula Brito (1809-1861), whom we wish to characterize as the voice editor, has transformed it, from the quotidian polyphony to the nineteenth-century printed matters, especially by publishing reports about the sessions of the famous "Company Petalógica" between 1853 and 1858. By means of the artifice of petas (lies), the members of this fun society aimed at "counteracting the liars, lying to them"; something that truly constituted an indirect political action. By analyzing this example of literary sociability, we intend to demonstrate that both the editing and the performing conditions of the text are relevant to trace relations between literature and everyday reality, especially if we think of the little favorable conditions for diffusing literary texts in the mid-nineteenth century.
Subject: Brito, Francisco de Paula, 1809-1861
Imprensa Brasil História Séc. XIX
Editores e edição Brasil
Oralidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22484/2318-5694.2016v4n8p135-149
URI: http://hdl.handle.net/1843/42029
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/2738
metadata.dc.relation.ispartof: Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunoGuimaraesArtificiosVoz.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.