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http://hdl.handle.net/1843/42092
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Geraldo Ângelo de Almeida e Silva | pt_BR |
dc.creator | Roberto Eustaáquio dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T22:00:39Z | - |
dc.date.available | 2022-05-30T22:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 177 | pt_BR |
dc.citation.epage | 190 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9789898527097 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42092 | - |
dc.description.resumo | Em contrapartida à importância dada pela historiografia da construção e da arquitetura às grandes obras públicas, elementos singulares na paisagem das cidades, a atenção deste trabalho se volta aos edifícios escolares padronizados, no que poderíamos definir como arquitetura de caráter ordinário, ainda muito pouco estudada. Analisamos a experiência de duas instituições públicas – as autarquias Campanha de Reparo e Restauração dos Prédios Escolares do Estado (CARRPE) e Comissão de Construção, Ampliação e Reconstrução dos Prédios Escolares do Estado (CARPE) – discutindo sua relevância para a cultura arquitetônica e para a história da construção em Minas Gerais, Brasil. A análise baseia-se numa leitura crítica de documentos oficiais, reportagens e obras, com ênfase em seu processo de produção e construção. Nossa intenção é ampliar a leitura desse sistema e colaborar para a reconstituição de sua história. Em conjunto, CARRPE e CARPE, foram os órgãos públicos que mais projetaram e construíram edifícios escolares em Minas Gerais (1958-1987). A trajetória dessas entidades pode ser periodizada em três momentos: fundação, consolidação e esgotamento. O primeiro momento é marcado pela atuação da CARRPE (1958-1967), cuja atribuição principal era a manutenção e a reforma predial. Ela se revela como um laboratório de experimentações projetuais, tecnológicas e construtivas. Num segundo momento, impulsionada pelas mudanças institucional (de campanha para comissão) e de atribuição, a CARPE consolida novo sistema de produção, elaborando de maneira singular e sistemática um inédito modelo de produção de edificações. Esse período é caracterizado por eficiência e rapidez no desenvolvimento de projetos e na execução de obras, definindo um significativo salto quantitativo e qualitativo. O esgotamento inicia-se a partir de um intenso questionamento acerca do caráter massivo e padronizado dessa produção. Tais críticas, provenientes principalmente do ambiente acadêmico, parecem ter sido determinantes no declínio da CARPE, extinta em 1987. Entre outras coisas, destaca-se nesse cenário a peculiaridade da forma da atuação pública da CARPE em relação a outras experiências brasileiras com racionalização e padronização construtiva. É especialmente relevante o fato de que não se verifica aí a reprodução da lógica de imprimir nas obras públicas a marca dos governos e arquitetos. São objetos sem autoria definida, concebidos coletivamente de acordo com rigorosa e organizada estrutura. Assim, essa produção arquitetônica se mostra exemplar na forma como congregou profissionais para a boa projetação e para criação de sistemas produtivos de qualidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar pública | pt_BR |
dc.subject | Racionalização construtiva | pt_BR |
dc.subject | Padronização | pt_BR |
dc.subject | CARPE | pt_BR |
dc.subject.other | Projeto arquitetônico | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas | pt_BR |
dc.subject.other | Edifícios públicos | pt_BR |
dc.subject.other | Construção civil | pt_BR |
dc.title | Um capítulo na história da arquitetura e da construção escolar pública no brasil: a experiência da CARPE | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.spehc.pt/publicacoes.html | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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