Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGeraldo Ângelo de Almeida e Silvapt_BR
dc.creatorRoberto Eustaáquio dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T22:00:39Z-
dc.date.available2022-05-30T22:00:39Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage177pt_BR
dc.citation.epage190pt_BR
dc.identifier.isbn9789898527097pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42092-
dc.description.resumoEm contrapartida à importância dada pela historiografia da construção e da arquitetura às grandes obras públicas, elementos singulares na paisagem das cidades, a atenção deste trabalho se volta aos edifícios escolares padronizados, no que poderíamos definir como arquitetura de caráter ordinário, ainda muito pouco estudada. Analisamos a experiência de duas instituições públicas – as autarquias Campanha de Reparo e Restauração dos Prédios Escolares do Estado (CARRPE) e Comissão de Construção, Ampliação e Reconstrução dos Prédios Escolares do Estado (CARPE) – discutindo sua relevância para a cultura arquitetônica e para a história da construção em Minas Gerais, Brasil. A análise baseia-se numa leitura crítica de documentos oficiais, reportagens e obras, com ênfase em seu processo de produção e construção. Nossa intenção é ampliar a leitura desse sistema e colaborar para a reconstituição de sua história. Em conjunto, CARRPE e CARPE, foram os órgãos públicos que mais projetaram e construíram edifícios escolares em Minas Gerais (1958-1987). A trajetória dessas entidades pode ser periodizada em três momentos: fundação, consolidação e esgotamento. O primeiro momento é marcado pela atuação da CARRPE (1958-1967), cuja atribuição principal era a manutenção e a reforma predial. Ela se revela como um laboratório de experimentações projetuais, tecnológicas e construtivas. Num segundo momento, impulsionada pelas mudanças institucional (de campanha para comissão) e de atribuição, a CARPE consolida novo sistema de produção, elaborando de maneira singular e sistemática um inédito modelo de produção de edificações. Esse período é caracterizado por eficiência e rapidez no desenvolvimento de projetos e na execução de obras, definindo um significativo salto quantitativo e qualitativo. O esgotamento inicia-se a partir de um intenso questionamento acerca do caráter massivo e padronizado dessa produção. Tais críticas, provenientes principalmente do ambiente acadêmico, parecem ter sido determinantes no declínio da CARPE, extinta em 1987. Entre outras coisas, destaca-se nesse cenário a peculiaridade da forma da atuação pública da CARPE em relação a outras experiências brasileiras com racionalização e padronização construtiva. É especialmente relevante o fato de que não se verifica aí a reprodução da lógica de imprimir nas obras públicas a marca dos governos e arquitetos. São objetos sem autoria definida, concebidos coletivamente de acordo com rigorosa e organizada estrutura. Assim, essa produção arquitetônica se mostra exemplar na forma como congregou profissionais para a boa projetação e para criação de sistemas produtivos de qualidade.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura escolar públicapt_BR
dc.subjectRacionalização construtivapt_BR
dc.subjectPadronizaçãopt_BR
dc.subjectCARPEpt_BR
dc.subject.otherProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherEdifícios públicospt_BR
dc.subject.otherConstrução civilpt_BR
dc.titleUm capítulo na história da arquitetura e da construção escolar pública no brasil: a experiência da CARPEpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.spehc.pt/publicacoes.htmlpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UM CAPITULO DA HISTORIA DA ARQUITETURA E DA CONSTRUÇÃO ESCOLAR PUBLICA NO BRASIL.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.