Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42193
Type: Artigo de Periódico
Title: A prática da estratégia numa empresa de pequeno porte: uma abordagem baseada nas micro atividades
Authors: Laís Carnicelli
Everton Rodrigues da Silva
Carlos Alberto Gonçalves
Abstract: A estratégia como prática social é uma perspectiva contemporânea que tem obtido um respaldo crescente no campo da estratégia. Seu locus analítico é a investigação das micro atividades constituintes dos processos e rotinas decisórias (strategizing), entendendo que a estratégia não se reduz a um plano a priori; é no cotidiano, que formulação e implementação estratégicas se fundem. Esse trabalho investigou o strategizing na Otimize – pequena empresa de educação médica à distância – através de narrativas (cf. BRUNER, 1997) que enfatizam/captam o comportamento e as atividades do estrategista. A análise dos percursos narrativos permitiu que identificássemos quatro práxis em constante construção: assumindo a identidade de empresário; articulando saberes; desenvolvendo produtos; e criando um espaço socioeconômico de atuação. A pesquisa traz contribuições para (1) o exame dos aspectos sociocognitivos relevantes na orientação decisória dos estrategistas; (2) o esclarecimento das potencialidades e limitações de uma organização (condicionantes do crescimento das micro e pequenas empresas); (3) a compreensão da estratégia como uma prática emergente e relacional, ligada ao plano da ação (do fazer) e às relações sociais nas quais os indivíduos estão inseridos, em contraposição a uma lógica que enxerga a estratégia como uma ação preponderantemente racional.
Subject: Administração
Pequenas e médias empresas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.21714/19-82-25372016v10n2p5468
URI: http://hdl.handle.net/1843/42193
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/830/pdfdoi:10.21714/19-82-25372016v10n2p5468
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da Micro e Pequena Empresa (FACCAMP)
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Prática da Estratégia numa Empresa de Pequeno Porte.pdf23.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.