Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42290
Type: Artigo de Periódico
Title: Possibilidades e desafios para uma abordagem andragógica no ensino em administração e contabilidade.
Other Titles: Possibilities and challenges for an andragogical approach in education in management and accounting
Authors: David Silva Franco
Kely Cesar Martins de Paiva
Stefânia de Castro Helmold
Abstract: A andragogia é uma abordagem teórico-metodológica voltada para a educação de adultos, e estabelece que esse público adquire novos conhecimentos incorporando-os aos saberes práticos, de forma autônoma, participativa e a partir do compartilhamento de experiências. Já quando se trata da pedagogia tradicional, seu modelo mais comum institui uma hierarquia de conhecimentos e autoridade do professor sobre o aluno, cabendo a esse último o papel passivo de absorção das informações passadas. O presente estudo objetiva descrever e analisar a concordância de estudantes de Administração e de Contabilidade sobre pressupostos da andragogia e da pedagogia tradicional, bem como a percepção sobre qual dessas formas de ensino-aprendizagem se manifesta mais proeminentemente na instituição onde estudam. Os resultados indicaram que, embora os alunos apresentem concordância maior com os pressupostos da andragogia, o ensino que vivenciam na educação superior ainda apresenta características mais marcantes da pedagogia tradicional. Esse quadro instiga reflexões a respeito das possibilidades e desafios para adoção de uma prática andragógica no ensino superior.
Abstract: Andragogy is a theoretical and methodological approach focused on adult education and it establishes that this public acquires new knowledge incorporating them into the practical knowledge, in an autonomous and participative manner and by sharing experiences. But when it comes to traditional pedagogy, its most common model establishes a hierarchy of knowledge and teacher's authority over the students, leaving to them a passive role in the information absorption. This study aims to describe and analyze the agreement of Management and Accounting students on assumptions of andragogy and traditional pedagogy, as well as the perception of what these forms of teaching / learning is manifested most prominently in the institution where they study. The results indicated that while students show greater compliance with the assumptions of andragogy, the teaching experience in higher education still has most striking features of traditional pedagogy. This framework instigates reflections on the possibilities and challenges for adopting an andragogical practice in higher education.
Subject: Aprendizagem
Educação de adultos
Pedagogia
Ensino-aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42290
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/viewFile/2177/1022
metadata.dc.relation.ispartof: Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.