Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42409
Type: Monografia (especialização)
Title: Ensino-aprendizagem de BIM no meio acadêmico de Belo Horizonte
Authors: Jonathan Henrique dos Santos
First Advisor: Danielle Meireles de Oliveira
Abstract: A Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção está passando por mudanças na forma em que um empreendimento é pensado, planejado, projetado, construído e administrado durante a fase de uso. Dentre outros fatores, essas mudanças são provenientes da utilização do BIM que possibilita a modelagem de todas as informações ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos permitindo assim simulações, extrações de quantitativos e custos, verificação de interferências e parâmetros desejados dentre outros benefícios que possibilitam grandes avanços para essa Indústria. Embora esses benefícios já estejam sendo evidenciados no mundo com a utilização do BIM, no cenário nacional foram poucas empresas que efetivamente utilizaram esse novo conceito devido a diversos obstáculos, um deles sendo a falta de profissionais qualificados no mercado, que está diretamente ligado ao ensino e aprendizagem do BIM no meio acadêmico. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como se encontra o ensino de BIM no meio acadêmico de Belo Horizonte abordando o conhecimento do tema por parte dos alunos e professores, técnicas de ensino, dificuldades de implementação, perspectivas de ensino, interesse dos alunos em aprenderem sobre BIM, dentre outras questões. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa de natureza exploratória por tratar-se de área de pouco conhecimento acumulado, foram elaborados e aplicados questionários para os discentes e docentes do curso de engenharia civil de duas Instituições de Ensino de Belo Horizonte. Através da análise dos resultados pode-se observar que o ensino de BIM ainda se encontra em fases iniciais nas duas Instituições de ensino, sendo que uma delas está com o processo de implementação do ensino mais avançado, pode-se observar ainda que os alunos dessa instituição tiveram uma melhor assimilação e acertos em relação aos conceitos e práticas BIM, mostrando a importância do ensino ainda na graduação.
Subject: Construção civil
Modelagem de informação da construção
Modelagem de informação da construção - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42409
Issue Date: 27-Mar-2018
Appears in Collections:Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Ensino de BIM - Final.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.