Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42409
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Ensino-aprendizagem de BIM no meio acadêmico de Belo Horizonte |
Authors: | Jonathan Henrique dos Santos |
First Advisor: | Danielle Meireles de Oliveira |
Abstract: | A Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção está passando por mudanças na forma em que um empreendimento é pensado, planejado, projetado, construído e administrado durante a fase de uso. Dentre outros fatores, essas mudanças são provenientes da utilização do BIM que possibilita a modelagem de todas as informações ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos permitindo assim simulações, extrações de quantitativos e custos, verificação de interferências e parâmetros desejados dentre outros benefícios que possibilitam grandes avanços para essa Indústria. Embora esses benefícios já estejam sendo evidenciados no mundo com a utilização do BIM, no cenário nacional foram poucas empresas que efetivamente utilizaram esse novo conceito devido a diversos obstáculos, um deles sendo a falta de profissionais qualificados no mercado, que está diretamente ligado ao ensino e aprendizagem do BIM no meio acadêmico. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como se encontra o ensino de BIM no meio acadêmico de Belo Horizonte abordando o conhecimento do tema por parte dos alunos e professores, técnicas de ensino, dificuldades de implementação, perspectivas de ensino, interesse dos alunos em aprenderem sobre BIM, dentre outras questões. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa de natureza exploratória por tratar-se de área de pouco conhecimento acumulado, foram elaborados e aplicados questionários para os discentes e docentes do curso de engenharia civil de duas Instituições de Ensino de Belo Horizonte. Através da análise dos resultados pode-se observar que o ensino de BIM ainda se encontra em fases iniciais nas duas Instituições de ensino, sendo que uma delas está com o processo de implementação do ensino mais avançado, pode-se observar ainda que os alunos dessa instituição tiveram uma melhor assimilação e acertos em relação aos conceitos e práticas BIM, mostrando a importância do ensino ainda na graduação. |
Subject: | Construção civil Modelagem de informação da construção Modelagem de informação da construção - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42409 |
Issue Date: | 27-Mar-2018 |
Appears in Collections: | Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Ensino de BIM - Final.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.