Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42637
Tipo: Artigo de Evento
Título: Raciocínio baseado em evidência por estudantes de um curso técnico de nível médio em tarefas de hidrostática
Autor(es): Alexandre Fagundes Faria
Arnaldo de Moura Vaz
Resumo: Atividades didáticas que favorecem o desenvolvimento de estratégias de raciocínio são objeto de interesse da pesquisa em Ensino de Ciências. Entre essas estratégias está o Raciocínio Baseado em Evidência (RBE). Buscamos identificar o uso de RBE por estudantes e investigar a maneira com que eles reelaboram suas experiências dessa estratégia de raciocínio. Nosso referencial teórico-metodológico assenta-se na Teoria da Experiência de Dewey. Acompanhamos cinco grupos de estudantes ao longo de um trimestre letivo em aulas regulares de física. Eles pertenciam à 2ª série de cursos técnicos de nível médio de uma escola federal de Belo Horizonte. Gravamos os grupos em áudio e vídeo. Nas gravações, tomamos notas de acontecimentos relacionados à nossa questão de pesquisa. Selecionamos para análise um dos grupos com base na assiduidade. Percebemos que os estudantes tiveram experiências educativas envolvendo RBE quando solucionaram tarefas sobre hidrostáticas e que experiências relacionadas à dinâmica newtoniana foram reelaboradas para isso.
Assunto: Pensamento científico
Raciocínio baseado em evidência
Ensino de Física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42637
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0333-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.