Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/42637
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Raciocínio baseado em evidência por estudantes de um curso técnico de nível médio em tarefas de hidrostática |
Autor(es): | Alexandre Fagundes Faria Arnaldo de Moura Vaz |
Resumo: | Atividades didáticas que favorecem o desenvolvimento de estratégias de raciocínio são objeto de interesse da pesquisa em Ensino de Ciências. Entre essas estratégias está o Raciocínio Baseado em Evidência (RBE). Buscamos identificar o uso de RBE por estudantes e investigar a maneira com que eles reelaboram suas experiências dessa estratégia de raciocínio. Nosso referencial teórico-metodológico assenta-se na Teoria da Experiência de Dewey. Acompanhamos cinco grupos de estudantes ao longo de um trimestre letivo em aulas regulares de física. Eles pertenciam à 2ª série de cursos técnicos de nível médio de uma escola federal de Belo Horizonte. Gravamos os grupos em áudio e vídeo. Nas gravações, tomamos notas de acontecimentos relacionados à nossa questão de pesquisa. Selecionamos para análise um dos grupos com base na assiduidade. Percebemos que os estudantes tiveram experiências educativas envolvendo RBE quando solucionaram tarefas sobre hidrostáticas e que experiências relacionadas à dinâmica newtoniana foram reelaboradas para isso. |
Assunto: | Pensamento científico Raciocínio baseado em evidência Ensino de Física |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | COLTEC - COLEGIO TECNICO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42637 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0333-1.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_Raciocínio baseado em evidência por estudantes de um curso técnico de nível médio em tarefas de hidrostática.pdf | 799.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.