Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42637
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alexandre Fagundes Faria | pt_BR |
dc.creator | Arnaldo de Moura Vaz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T21:55:45Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T21:55:45Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-5100 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42637 | - |
dc.description.resumo | Atividades didáticas que favorecem o desenvolvimento de estratégias de raciocínio são objeto de interesse da pesquisa em Ensino de Ciências. Entre essas estratégias está o Raciocínio Baseado em Evidência (RBE). Buscamos identificar o uso de RBE por estudantes e investigar a maneira com que eles reelaboram suas experiências dessa estratégia de raciocínio. Nosso referencial teórico-metodológico assenta-se na Teoria da Experiência de Dewey. Acompanhamos cinco grupos de estudantes ao longo de um trimestre letivo em aulas regulares de física. Eles pertenciam à 2ª série de cursos técnicos de nível médio de uma escola federal de Belo Horizonte. Gravamos os grupos em áudio e vídeo. Nas gravações, tomamos notas de acontecimentos relacionados à nossa questão de pesquisa. Selecionamos para análise um dos grupos com base na assiduidade. Percebemos que os estudantes tiveram experiências educativas envolvendo RBE quando solucionaram tarefas sobre hidrostáticas e que experiências relacionadas à dinâmica newtoniana foram reelaboradas para isso. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | COLTEC - COLEGIO TECNICO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Pensamento científico | pt_BR |
dc.subject.other | Raciocínio baseado em evidência | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino de Física | pt_BR |
dc.title | Raciocínio baseado em evidência por estudantes de um curso técnico de nível médio em tarefas de hidrostática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0333-1.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_Raciocínio baseado em evidência por estudantes de um curso técnico de nível médio em tarefas de hidrostática.pdf | 799.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.