Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/42642
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Concepções de aprendizagem nas pesquisas em ensino de física que lidam com pequenos grupos
Autor(es): Danielle Regina Rocha
Alexandre Fagundes Faria
Resumen: Diversas estratégias são criadas para analisar o fenômeno aprendizagem. Tais estratégias podem sinalizar como os pesquisadores compreendem esse fenômeno. Neste trabalho, investigamos as concepções de aprendizagem que aparecem em trabalhos que lidam com pequenos grupos em aulas de Física. Analisamos 42 artigos publicados durante o período de 2012 a 2017 em periódicos de Ensino de Ciências e de Física classificados como A1 pelo Qualis CAPES (Brasil). Categorizamos as análises desenvolvidas pelos autores segundo concepções de mente trazidas da literatura. Notamos uma predominância (n=25) da concepção que trata aprendizagem como uma prática social de compartilhamento de significados. Além disso, encontramos cinco trabalhos em que as concepções de aprendizagem divergiam entre suas próprias seções. Finalmente, propomos que a ferramenta criada para a categorização dos artigos pode ser usada como instrumento de reflexão e ponderação para a elaboração de sequências didáticas, avaliações escolares e estratégias de investigação em aprendizagem.
Asunto: Levantamento bibliográfico
Pequenos grupos
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42642
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/28933/29820
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de enseñanza de la física
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2020_Concepções de aprendizagem nas pesquisas em ensino de física que lidam com pequenos grupos.pdf909.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.