Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/42642
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Concepções de aprendizagem nas pesquisas em ensino de física que lidam com pequenos grupos |
Autor(es): | Danielle Regina Rocha Alexandre Fagundes Faria |
Resumen: | Diversas estratégias são criadas para analisar o fenômeno aprendizagem. Tais estratégias podem sinalizar como os pesquisadores compreendem esse fenômeno. Neste trabalho, investigamos as concepções de aprendizagem que aparecem em trabalhos que lidam com pequenos grupos em aulas de Física. Analisamos 42 artigos publicados durante o período de 2012 a 2017 em periódicos de Ensino de Ciências e de Física classificados como A1 pelo Qualis CAPES (Brasil). Categorizamos as análises desenvolvidas pelos autores segundo concepções de mente trazidas da literatura. Notamos uma predominância (n=25) da concepção que trata aprendizagem como uma prática social de compartilhamento de significados. Além disso, encontramos cinco trabalhos em que as concepções de aprendizagem divergiam entre suas próprias seções. Finalmente, propomos que a ferramenta criada para a categorização dos artigos pode ser usada como instrumento de reflexão e ponderação para a elaboração de sequências didáticas, avaliações escolares e estratégias de investigação em aprendizagem. |
Asunto: | Levantamento bibliográfico Pequenos grupos Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | COLTEC - COLEGIO TECNICO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42642 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/28933/29820 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista de enseñanza de la física |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_Concepções de aprendizagem nas pesquisas em ensino de física que lidam com pequenos grupos.pdf | 909.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.