Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42642
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Concepções de aprendizagem nas pesquisas em ensino de física que lidam com pequenos grupos
Autor(es): Danielle Regina Rocha
Alexandre Fagundes Faria
Resumo: Diversas estratégias são criadas para analisar o fenômeno aprendizagem. Tais estratégias podem sinalizar como os pesquisadores compreendem esse fenômeno. Neste trabalho, investigamos as concepções de aprendizagem que aparecem em trabalhos que lidam com pequenos grupos em aulas de Física. Analisamos 42 artigos publicados durante o período de 2012 a 2017 em periódicos de Ensino de Ciências e de Física classificados como A1 pelo Qualis CAPES (Brasil). Categorizamos as análises desenvolvidas pelos autores segundo concepções de mente trazidas da literatura. Notamos uma predominância (n=25) da concepção que trata aprendizagem como uma prática social de compartilhamento de significados. Além disso, encontramos cinco trabalhos em que as concepções de aprendizagem divergiam entre suas próprias seções. Finalmente, propomos que a ferramenta criada para a categorização dos artigos pode ser usada como instrumento de reflexão e ponderação para a elaboração de sequências didáticas, avaliações escolares e estratégias de investigação em aprendizagem.
Assunto: Levantamento bibliográfico
Pequenos grupos
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42642
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/28933/29820
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de enseñanza de la física
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_Concepções de aprendizagem nas pesquisas em ensino de física que lidam com pequenos grupos.pdf909.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.