Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42642
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDanielle Regina Rochapt_BR
dc.creatorAlexandre Fagundes Fariapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-23T23:42:41Z-
dc.date.available2022-06-23T23:42:41Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume31pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage31pt_BR
dc.citation.epage44pt_BR
dc.identifier.issn2250-6101pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42642-
dc.description.resumoDiversas estratégias são criadas para analisar o fenômeno aprendizagem. Tais estratégias podem sinalizar como os pesquisadores compreendem esse fenômeno. Neste trabalho, investigamos as concepções de aprendizagem que aparecem em trabalhos que lidam com pequenos grupos em aulas de Física. Analisamos 42 artigos publicados durante o período de 2012 a 2017 em periódicos de Ensino de Ciências e de Física classificados como A1 pelo Qualis CAPES (Brasil). Categorizamos as análises desenvolvidas pelos autores segundo concepções de mente trazidas da literatura. Notamos uma predominância (n=25) da concepção que trata aprendizagem como uma prática social de compartilhamento de significados. Além disso, encontramos cinco trabalhos em que as concepções de aprendizagem divergiam entre suas próprias seções. Finalmente, propomos que a ferramenta criada para a categorização dos artigos pode ser usada como instrumento de reflexão e ponderação para a elaboração de sequências didáticas, avaliações escolares e estratégias de investigação em aprendizagem.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCOLTEC - COLEGIO TECNICOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de enseñanza de la físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherLevantamento bibliográficopt_BR
dc.subject.otherPequenos grupospt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleConcepções de aprendizagem nas pesquisas em ensino de física que lidam com pequenos grupospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/28933/29820pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.