Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42720
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fazendo história: possibilidades didáticas para a problematização teórica da pesquisa histórica nas salas de aula da educação básica
Título(s) alternativo(s): Making history: didatic possibilities to the approach of theoretical history concepts at elementary school
Autor(es): Alessandra Soares Santos
Paula Miranda de Oliveira
Resumo: O artigo discute a pertinência da abordagem, por professores da Educação Básica, de alguns conceitos e procedimentos relativos à construção do conhecimento histórico pelos historiadores. Defende-se o potencial desta abordagem para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para que os estudantes reconheçam a diversidade de discursos sobre o passado e, ao mesmo tempo, tornem a sua percepção sobre a realidade presente mais complexa. Apresentamos uma experiência docente com turmas de estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, na qual foram abordados alguns conceitos fundamentais do trabalho do historiador, como memória, fontes históricas, tempo histórico e narrativa. Como resultado, o artigo sugere possibilidades didáticas adaptáveis a diferentes contextos escolares para a problematização teórica da pesquisa histórica em sala de aula. Por fim, mostra-se como este tipo de abordagem vai ao encontro das premissas e dos objetivos do ensino de História previstos na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental.
Abstract: This article discusses the use of academic historical concepts and procedures as a valid approach to teach History at elementary School. To develop important skills and competences to recognize several past discourses and the complexity of the present are the most import contribution of this approach. Some fundamental historian’s concepts were addressed to senior elementary school students, such as memory, historical sources, historical time and narrative. The teaching experience showed on this paper suggests some didactic possibilities of a theoretical approach in an elementary school classroom, even at different school contexts. At last, we attempt to demonstrate how this proposal are in agreement with the objectives and premises provided by History Brazilian official curriculum called Base Nacional Comum Curricular.
Assunto: Educação básica
Ensino fundamental
História - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5433/2238-3018.2020v26n2p135
URI: http://hdl.handle.net/1843/42720
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/39377
metadata.dc.relation.ispartof: História & Ensino
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