Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlessandra Soares Santospt_BR
dc.creatorPaula Miranda de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T22:30:38Z-
dc.date.available2022-06-27T22:30:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage135pt_BR
dc.citation.epage158pt_BR
dc.identifier.doi10.5433/2238-3018.2020v26n2p135pt_BR
dc.identifier.issn2238-3018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42720-
dc.description.abstractThis article discusses the use of academic historical concepts and procedures as a valid approach to teach History at elementary School. To develop important skills and competences to recognize several past discourses and the complexity of the present are the most import contribution of this approach. Some fundamental historian’s concepts were addressed to senior elementary school students, such as memory, historical sources, historical time and narrative. The teaching experience showed on this paper suggests some didactic possibilities of a theoretical approach in an elementary school classroom, even at different school contexts. At last, we attempt to demonstrate how this proposal are in agreement with the objectives and premises provided by History Brazilian official curriculum called Base Nacional Comum Curricular.pt_BR
dc.description.resumoO artigo discute a pertinência da abordagem, por professores da Educação Básica, de alguns conceitos e procedimentos relativos à construção do conhecimento histórico pelos historiadores. Defende-se o potencial desta abordagem para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para que os estudantes reconheçam a diversidade de discursos sobre o passado e, ao mesmo tempo, tornem a sua percepção sobre a realidade presente mais complexa. Apresentamos uma experiência docente com turmas de estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, na qual foram abordados alguns conceitos fundamentais do trabalho do historiador, como memória, fontes históricas, tempo histórico e narrativa. Como resultado, o artigo sugere possibilidades didáticas adaptáveis a diferentes contextos escolares para a problematização teórica da pesquisa histórica em sala de aula. Por fim, mostra-se como este tipo de abordagem vai ao encontro das premissas e dos objetivos do ensino de História previstos na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofHistória & Ensinopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPrática de ensino de históriapt_BR
dc.subjectTeoria e metodologia da históriapt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleFazendo história: possibilidades didáticas para a problematização teórica da pesquisa histórica nas salas de aula da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeMaking history: didatic possibilities to the approach of theoretical history concepts at elementary schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/39377pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-8396-9452pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-0643-3862pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.