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http://hdl.handle.net/1843/42855
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gesto poético e rasura em Água viva de Clarice Lispector |
Título(s) alternativo(s): | Poetic gesture and erasure in Água viva by Clarice Lispector |
Autor(es): | Marcela Gomes de Aguilar Cruz |
Primeiro Orientador: | Myriam Corrêa de Araújo Ávila |
Primeiro membro da banca : | Gustavo Silveira Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Janaina Patrícia Rocha de Paula |
Resumo: | Sabe-se que a escritora Clarice Lispector trabalhou durante três anos em datiloscrito intitulado Objeto gritante, o livro veio a público em 1973 com o título Água viva. Em texto intitulado Lituraterra (1971), o psicanalista Jacques Lacan propõe uma nova concepção para a letra em seu ensino ao reposicionar o lugar do escrito e do gozo na psicanálise. Nesta perspectiva, vê-se desenhar um novo modo de abordar a aproximação entre a psicanálise e o campo literário. A partir do conceito de rasura em sua relação com a produção da letra, como apresentado pelo psicanalista em Lituraterra, e do gesto do corpo e da escritura, trabalhados por Roland Barthes (1982), a pesquisa busca desenvolver uma leitura do percurso realizado com a letra pela escritora Clarice Lispector em Água viva. Após os anos de edição do datiloscrito Objeto gritante, parece-nos que a escrita clariceana alcançou o que denominamos efeito água viva: a letra em seu processo de depuração, de redução, alçou-se ao poema no livro Água viva. |
Abstract: | It is known that the writer Clarice Lispector worked for three years in a typescript entitled Objeto gritante, the book was made public in 1973 with the title Água viva. In 1971 text, Lituraterre, the psychoanalyst Jacques Lacan proposes a new conception of the letter in his teaching by repositioning the place of writing and jouissance in psychoanalysis. In this perspective, it is possible to see a new way of approaching psychoanalysis and the literary field. From the concept of erasure in its relation to the production of the letter, as presented by the psychoanalyst in Lituraterre, and the gesture of the body and writing, worked on by Roland Barthes (1982), this research seeks to develop a reading of the path taken with the letter by the writer Clarice Lispector in Água viva. After years of editing the typescript, Objeto gritante, it seems that Clarice’s writing reached what we call the água viva effect: the letter, in their process of purification, of reduction, turned into the poem in the book Água viva. |
Assunto: | Lispector, Clarice, 1920-1977. – Água viva – Crítica e interpretação Ficção brasileira – História e crítica Literatura e psicanálise |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42855 |
Data do documento: | 27-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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Gesto poético e rasura em Água viva de Clarice Lispector - Marcela Aguilar.pdf | Dissertação de Mestrado | 6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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