Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Myriam Corrêa de Araújo Ávilapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844832726033883pt_BR
dc.contributor.referee1Gustavo Silveira Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Janaina Patrícia Rocha de Paulapt_BR
dc.creatorMarcela Gomes de Aguilar Cruzpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3838959514637324pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-01T19:00:47Z-
dc.date.available2022-07-01T19:00:47Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42855-
dc.description.abstractIt is known that the writer Clarice Lispector worked for three years in a typescript entitled Objeto gritante, the book was made public in 1973 with the title Água viva. In 1971 text, Lituraterre, the psychoanalyst Jacques Lacan proposes a new conception of the letter in his teaching by repositioning the place of writing and jouissance in psychoanalysis. In this perspective, it is possible to see a new way of approaching psychoanalysis and the literary field. From the concept of erasure in its relation to the production of the letter, as presented by the psychoanalyst in Lituraterre, and the gesture of the body and writing, worked on by Roland Barthes (1982), this research seeks to develop a reading of the path taken with the letter by the writer Clarice Lispector in Água viva. After years of editing the typescript, Objeto gritante, it seems that Clarice’s writing reached what we call the água viva effect: the letter, in their process of purification, of reduction, turned into the poem in the book Água viva.pt_BR
dc.description.resumoSabe-se que a escritora Clarice Lispector trabalhou durante três anos em datiloscrito intitulado Objeto gritante, o livro veio a público em 1973 com o título Água viva. Em texto intitulado Lituraterra (1971), o psicanalista Jacques Lacan propõe uma nova concepção para a letra em seu ensino ao reposicionar o lugar do escrito e do gozo na psicanálise. Nesta perspectiva, vê-se desenhar um novo modo de abordar a aproximação entre a psicanálise e o campo literário. A partir do conceito de rasura em sua relação com a produção da letra, como apresentado pelo psicanalista em Lituraterra, e do gesto do corpo e da escritura, trabalhados por Roland Barthes (1982), a pesquisa busca desenvolver uma leitura do percurso realizado com a letra pela escritora Clarice Lispector em Água viva. Após os anos de edição do datiloscrito Objeto gritante, parece-nos que a escrita clariceana alcançou o que denominamos efeito água viva: a letra em seu processo de depuração, de redução, alçou-se ao poema no livro Água viva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestopt_BR
dc.subjectRasurapt_BR
dc.subjectPoemapt_BR
dc.subjectÁgua vivapt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subject.otherLispector, Clarice, 1920-1977. – Água viva – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e psicanálisept_BR
dc.titleGesto poético e rasura em Água viva de Clarice Lispectorpt_BR
dc.title.alternativePoetic gesture and erasure in Água viva by Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gesto poético e rasura em Água viva de Clarice Lispector - Marcela Aguilar.pdfDissertação de Mestrado6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.