Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42995
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Percepção de valores na visão de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental através da educação física escolar
Autor(es): Leandro Teixeira de Souza
Primeiro Orientador: Kátia Lúcia Moreira Lemos
Resumo: O presente estudo procurou verificar através do discurso de professores e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas Estadual, Municipal e Particular da região do Ressaca em Contagem/MG quais os valores são reconhecidos por professores e alunos através da Educação Física. O trabalho visa contribuir para promover uma educação física de melhor qualidade, onde as aulas possam proporcionar através de seus conteúdos e organização uma formação integral do aluno através de uma educação em valores. A educação física muitas vezes é vista como uma disciplina que está relacionada com a área da saúde e bem-estar físico. Porém, as pessoas não percebem que a mesma, por meio dos seus conteúdos, possibilita trabalhar em suas aulas os valores pertinentes à sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos capazes de conviver e respeitar as diferenças, preparando-os para o convívio social. A pesquisa do tipo descritiva será desenvolvida utilizando recursos da análise qualitativa de informações obtidas a partir do discurso de professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas Estadual (E), Municipal (M) e Particular (P) da região do Ressaca em Contagem/MG. Com os resultados obtidos no presente estudo, será possível identificar se os professores e alunos, dos 3 sistemas de ensino, percebem a importância de uma educação em valores e se a Educação Física através de seus conteúdos e atividades contribui para a formação integral (biologia, psicológica e social) dos educandos. Este estudo virá a esclarecer se os professores organizam as aulas em função desses valores ou não. Para finalizar, este trabalho deixará claro que futuras pesquisas deverão ser realizadas na área de Educação Física escolar em relação à organização e os valores para que tenhamos aulas de melhor qualidade, e uma sociedade com menor índice de violência.
Abstract: This study sought to verify through the speech of teachers and students in 9th grade of elementary school school state, municipal and private surf the region in Contagem / MG, which values are recognized by teachers and students through physical education. The work aims at contributing to a better quality of physical education, where classes can provide their content through a comprehensive training and organization of the student through an education in values. Physical education is often seen as a discipline that is related to health and physical well being. But people do not realize that the same through its content, the opportunity to work in their classes, the values relevant to society, contributing to the formation of individuals capable of living together and respecting the differences, enabling them to socialize. The survey of the descriptive type will be developed using resources from the qualitative analysis of information obtained in the speech of teachers and students in 9th grade of elementary education at state school (E), Municipal (M) and Private (P) of the region's Hangover in Contagem / MG. With the results obtained in this study, we found that teachers and students of three education systems, realize the importance of a values education and physical education through its contents and activities contributing to the integral formation (biology, psychological and social) of students. However, it is unclear how teachers organize classes according to these values. However, it is interesting that further research be conducted in the area of Physical Education in relation to the organization and values, so that lessons have better quality and a company with lower rates of violence.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Treinamento Esportivo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42995
Data do documento: 4-Out-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERCEPÇÃO DE VALORES NA VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO.pdf449.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.