Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kátia Lúcia Moreira Lemospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9718076230398618pt_BR
dc.creatorLeandro Teixeira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T22:20:45Z-
dc.date.available2022-07-06T22:20:45Z-
dc.date.issued2011-10-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42995-
dc.description.abstractThis study sought to verify through the speech of teachers and students in 9th grade of elementary school school state, municipal and private surf the region in Contagem / MG, which values are recognized by teachers and students through physical education. The work aims at contributing to a better quality of physical education, where classes can provide their content through a comprehensive training and organization of the student through an education in values. Physical education is often seen as a discipline that is related to health and physical well being. But people do not realize that the same through its content, the opportunity to work in their classes, the values relevant to society, contributing to the formation of individuals capable of living together and respecting the differences, enabling them to socialize. The survey of the descriptive type will be developed using resources from the qualitative analysis of information obtained in the speech of teachers and students in 9th grade of elementary education at state school (E), Municipal (M) and Private (P) of the region's Hangover in Contagem / MG. With the results obtained in this study, we found that teachers and students of three education systems, realize the importance of a values education and physical education through its contents and activities contributing to the integral formation (biology, psychological and social) of students. However, it is unclear how teachers organize classes according to these values. However, it is interesting that further research be conducted in the area of Physical Education in relation to the organization and values, so that lessons have better quality and a company with lower rates of violence.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo procurou verificar através do discurso de professores e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas Estadual, Municipal e Particular da região do Ressaca em Contagem/MG quais os valores são reconhecidos por professores e alunos através da Educação Física. O trabalho visa contribuir para promover uma educação física de melhor qualidade, onde as aulas possam proporcionar através de seus conteúdos e organização uma formação integral do aluno através de uma educação em valores. A educação física muitas vezes é vista como uma disciplina que está relacionada com a área da saúde e bem-estar físico. Porém, as pessoas não percebem que a mesma, por meio dos seus conteúdos, possibilita trabalhar em suas aulas os valores pertinentes à sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos capazes de conviver e respeitar as diferenças, preparando-os para o convívio social. A pesquisa do tipo descritiva será desenvolvida utilizando recursos da análise qualitativa de informações obtidas a partir do discurso de professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas Estadual (E), Municipal (M) e Particular (P) da região do Ressaca em Contagem/MG. Com os resultados obtidos no presente estudo, será possível identificar se os professores e alunos, dos 3 sistemas de ensino, percebem a importância de uma educação em valores e se a Educação Física através de seus conteúdos e atividades contribui para a formação integral (biologia, psicológica e social) dos educandos. Este estudo virá a esclarecer se os professores organizam as aulas em função desses valores ou não. Para finalizar, este trabalho deixará claro que futuras pesquisas deverão ser realizadas na área de Educação Física escolar em relação à organização e os valores para que tenhamos aulas de melhor qualidade, e uma sociedade com menor índice de violência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Treinamento Esportivopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectContagem/MGpt_BR
dc.titlePercepção de valores na visão de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental através da educação física escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÃO DE VALORES NA VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO.pdf449.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.