Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43166
Type: Artigo de Periódico
Title: Adolescência e saber no contexto das tecnologias digitais: há transmissão possível?
Authors: Nádia Laguárdia de Lima
Daniela Teixeira Dutra Viola
Márcio Rimet Nobre
Helena Greco Lisita
Juliana Tassara Berni
Natália Fernandes Kelles
Luiz Henrique de Carvalho Teixeira
Abstract: Este artigo apresenta uma reflexão embasada na psicanálise sobre o saber e sua transmissão na experiência dos adolescentes com a internet. Considerando a importância da transmissão geracional e da assimilação de saberes, bem como o lugar que os movimentos e as vivências virtuais ocupam na vida de grande parte dos jovens, intentamos compreender o estatuto da transmissão que é efetuada nesse âmbito. O que buscam os adolescentes na internet hoje? Em que medida o acesso ilimitado à informação e ao conhecimento, propiciado pelo ciberespaço, contribui para a apreensão do saber? De que ordem é o endereçamento dos jovens aos conteúdos virtuais? Como se dá a transmissão de saber no contexto da cultura digital? Em vista dessas questões, levantadas a partir do que escutamos de alguns adolescentes num contexto de pesquisa e extensão, propomos discutir as relações dos sujeitos adolescentes com o saber em um mundo em que prevalece a comunicação virtual.
Subject: Psicanálise
Adolescência
Saber
Cultura digital
Conversação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43166
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.isepol.com/asephallus/numero_21/pdf/5-Adolescencia_e_saber_no_contexto_das_tecnologias_digitais.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Asephallus
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_Adolescência e saber no contexto das tecnologias digitais.pdf450.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.