Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43326
Type: Artigo de Periódico
Title: Contribuições do PIBID Diversidade da UFMG na formação de professores em curso de licenciatura
Authors: Kátia Pedroso Silveira
Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Abstract: O artigo retrata possíveis contribuições para a formação de professores em cursos de licenciatura a partir da experiência do PIBID Diversidade na Universidade Federal de Minas Gerais junto a dois cursos específicos: Licenciatura em Educação do Campo/LECAMPO e o Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas/FIEI. Esses dois cursos, criados na esteira da mobilização dos povos do campo e indígenas pelo direito à educação, possuem características que os diferenciam das demais licenciaturas ao agregar percursos formativos próprios e singulares para a formação inicial de docentes. Levando-se em consideração as marcas indenitárias dessas populações num processo espiralado em que o direito à educação se encarna em sujeitos corpóreos com suas tradições, oralidade, religiosidade e pertencimentos étnico-racial, territorial e linguístico; os cursos, em um momento inicial, e o PIBID, em seus desdobramentos, postulam ser possível formar professores para a Educação Básica reconfigurando as proposições curriculares e a organização de seus tempo e espaços ao se permitir ultrapassar velhos dilemas interpostos na formação docente.
Subject: Educação Indígena
Educação do Campo
Formação Inicial de Professores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43326
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/238202
metadata.dc.relation.ispartof: Revista interritórios
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.