Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43344
Type: Artigo de Periódico
Title: O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar
Authors: Maria Aparecida Rodrigues da Rocha
Vera Lúcia Nogueira
Abstract: Este artigo analisa a atuação do professor coordenador pedagógico (PCP) e sua relação com a direção escolar na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Utilizou-se a abordagem qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam avanços no tocante à gestão democrática nas instituições escolares, tais como: criação de uma equipe de coordenação pedagógica composta por diretor, vice-diretor e PCP e consolidação da eleição para a escolha da direção escolar. No entanto, nota-se que ainda há um grande distanciamento entre as concepções democráticas estabelecidas legalmente e a sua efetivação. A maioria dos PCP entrevistados apontam que não há uma gestão coletiva dos processos pedagógicos. Observa-se que, no cotidiano escolar, a atuação da direção está mais relacionada às atividades administrativas e burocráticas em detrimento de aspectos pedagógicos.
Subject: Gestão democrática
Gestão escolar
Professor Coordenador Pedagógico
Direção escolar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.36556/eol.v14i32.677
URI: http://hdl.handle.net/1843/43344
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/677
metadata.dc.relation.ispartof: Educação on-line
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.