Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43449
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O papel do profissional bibliotecário nas instituições de ensino particular: a visão do diretor
Autor(es): Fabíola Islene Lopes Marques
Primeiro Orientador: Bernadete Santos Campello
Primeiro membro da banca : Cláudio Paixão Anastácio de Paula
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos dirigentes de cinco escolas particulares de ensino básico de Belo Horizonte, em relação ao papel do bibliotecário nas suas escolas. Especificamente buscou-se identificar a opinião dos dirigentes sobre os papéis de organizador, gestor e educador dos bibliotecários, bem como analisar se os próprios bibliotecários sentem que seu trabalho é reconhecido na escola em que atuam. O referencial teórico teve como foco as funções do bibliotecário e especialmente o papel educativo que ele desempenha na escola. A metodologia foi qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada com diretores e bibliotecários das escolas selecionadas, usando-se como critério para escolha das escolas participantes a existência, na instituição, de biblioteca e de bibliotecário graduado. A análise foi feita separadamente por função, a saber, função educativa, gerencial e organizadora. Os resultados revelaram que em todas as escolas particulares pesquisadas o papel educativo do bibliotecário é bem exercido e, portanto, é valorizado pelos dirigentes. Entretanto, os papéis de organizador e gestor do bibliotecário não parecem ter o mesmo valor, embora as três funções analisadas sejam primordiais para o desenvolvimento de pesquisas escolares. Os diretores entendem que o bibliotecário deva buscar agregar conhecimentos atualizados, para assim poder contribuir na inserção dos usuários nos novos ambientes virtuais ou impressos. As bibliotecas permanecem abertas para o atendimento ao usuário em tempo integral. E os professores foram declarados grandes parceiros no desenvolvimento de atividades interdisciplinares e culturais, ressaltando-se o papel educativo do bibliotecário nesse ambiente de disseminação de informações científicas.
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecários
Escolas particulares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Informação e Pessoas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43449
Data do documento: 26-Jan-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Informação e Pessoas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 FABIOLA MONOGRAFIA PRONTA março 2016 imprimir.pdf334.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.