Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43449
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dc.contributor.advisor1Bernadete Santos Campellopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477409101333398pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudio Paixão Anastácio de Paulapt_BR
dc.creatorFabíola Islene Lopes Marquespt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T12:41:23Z-
dc.date.available2022-07-20T12:41:23Z-
dc.date.issued2016-01-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43449-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos dirigentes de cinco escolas particulares de ensino básico de Belo Horizonte, em relação ao papel do bibliotecário nas suas escolas. Especificamente buscou-se identificar a opinião dos dirigentes sobre os papéis de organizador, gestor e educador dos bibliotecários, bem como analisar se os próprios bibliotecários sentem que seu trabalho é reconhecido na escola em que atuam. O referencial teórico teve como foco as funções do bibliotecário e especialmente o papel educativo que ele desempenha na escola. A metodologia foi qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada com diretores e bibliotecários das escolas selecionadas, usando-se como critério para escolha das escolas participantes a existência, na instituição, de biblioteca e de bibliotecário graduado. A análise foi feita separadamente por função, a saber, função educativa, gerencial e organizadora. Os resultados revelaram que em todas as escolas particulares pesquisadas o papel educativo do bibliotecário é bem exercido e, portanto, é valorizado pelos dirigentes. Entretanto, os papéis de organizador e gestor do bibliotecário não parecem ter o mesmo valor, embora as três funções analisadas sejam primordiais para o desenvolvimento de pesquisas escolares. Os diretores entendem que o bibliotecário deva buscar agregar conhecimentos atualizados, para assim poder contribuir na inserção dos usuários nos novos ambientes virtuais ou impressos. As bibliotecas permanecem abertas para o atendimento ao usuário em tempo integral. E os professores foram declarados grandes parceiros no desenvolvimento de atividades interdisciplinares e culturais, ressaltando-se o papel educativo do bibliotecário nesse ambiente de disseminação de informações científicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Informação e Pessoaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectPapel do Bibliotecáriopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.otherBibliotecáriospt_BR
dc.subject.otherEscolas particularespt_BR
dc.titleO papel do profissional bibliotecário nas instituições de ensino particular: a visão do diretorpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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