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http://hdl.handle.net/1843/43449
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Bernadete Santos Campello | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6477409101333398 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cláudio Paixão Anastácio de Paula | pt_BR |
dc.creator | Fabíola Islene Lopes Marques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T12:41:23Z | - |
dc.date.available | 2022-07-20T12:41:23Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43449 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos dirigentes de cinco escolas particulares de ensino básico de Belo Horizonte, em relação ao papel do bibliotecário nas suas escolas. Especificamente buscou-se identificar a opinião dos dirigentes sobre os papéis de organizador, gestor e educador dos bibliotecários, bem como analisar se os próprios bibliotecários sentem que seu trabalho é reconhecido na escola em que atuam. O referencial teórico teve como foco as funções do bibliotecário e especialmente o papel educativo que ele desempenha na escola. A metodologia foi qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada com diretores e bibliotecários das escolas selecionadas, usando-se como critério para escolha das escolas participantes a existência, na instituição, de biblioteca e de bibliotecário graduado. A análise foi feita separadamente por função, a saber, função educativa, gerencial e organizadora. Os resultados revelaram que em todas as escolas particulares pesquisadas o papel educativo do bibliotecário é bem exercido e, portanto, é valorizado pelos dirigentes. Entretanto, os papéis de organizador e gestor do bibliotecário não parecem ter o mesmo valor, embora as três funções analisadas sejam primordiais para o desenvolvimento de pesquisas escolares. Os diretores entendem que o bibliotecário deva buscar agregar conhecimentos atualizados, para assim poder contribuir na inserção dos usuários nos novos ambientes virtuais ou impressos. As bibliotecas permanecem abertas para o atendimento ao usuário em tempo integral. E os professores foram declarados grandes parceiros no desenvolvimento de atividades interdisciplinares e culturais, ressaltando-se o papel educativo do bibliotecário nesse ambiente de disseminação de informações científicas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão de Informação e Pessoas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | Papel do Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject.other | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Bibliotecários | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas particulares | pt_BR |
dc.title | O papel do profissional bibliotecário nas instituições de ensino particular: a visão do diretor | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Informação e Pessoas |
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1 FABIOLA MONOGRAFIA PRONTA março 2016 imprimir.pdf | 334.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
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