Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43977
Tipo: Dissertação
Título: Saberes tradicionais de benzedeiras e os processos educativos da EJA
Autor(es): Ronildo Geraldo da Silva
Primeiro Orientador: Natalino Neves da Silva
Resumo: Este estudo propõe entender possíveis interlocuções entre os saberes tradicionais populares negros de “benzedeiras” e os processos educativos realizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O problema central proposto busca compreender se os saberes tradicionais de 3 (três) mulheres benzedeiras quilombolas dialogam com os processos educativos da EJA. A pesquisa foi realizada com membros da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, pertencente ao Quilombo de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. Como procedimento metodológico de pesquisa adotado, além do levantamento bibliográfico, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, a observação participante e a produção de uma cartilha como parte do recurso educacional. O estudo dialoga com a produção do campo de conhecimento da educação popular a partir da sua especificidade entendida por nós como: Educação Popular Negra, bem como a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) em interface com a EJA. Com os resultados alcançados, constatamos a necessidade dessa modalidade de ensino integrar de fato outras possibilidades de saberes que são produzidos nas comunidades locais e do entorno. Afinal, os saberes tradicionais têm se afirmado como uma profícua experiência comunitária. Espera-se, portanto, que os resultados aqui obtidos possam, de alguma maneira, contribuir com a realização de outras e novas práticas educativas realizadas na EJA que levem em consideração os saberes das benzedeiras e quilombolas, conforme preconizado na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.
Assunto: Educação de adultos
Benzedeiras
Quilombos - Educação - Minas Gerais
Negros - Educação
Relações raciais
Relações étnicas
Quilombolas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43977
Data do documento: 28-Mar-2022
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