Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Natalino Neves da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8701722710780673 | pt_BR |
dc.creator | Ronildo Geraldo da Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5635583188477833 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T15:32:08Z | - |
dc.date.available | 2022-08-04T15:32:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43977 | - |
dc.description.resumo | Este estudo propõe entender possíveis interlocuções entre os saberes tradicionais populares negros de “benzedeiras” e os processos educativos realizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O problema central proposto busca compreender se os saberes tradicionais de 3 (três) mulheres benzedeiras quilombolas dialogam com os processos educativos da EJA. A pesquisa foi realizada com membros da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, pertencente ao Quilombo de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. Como procedimento metodológico de pesquisa adotado, além do levantamento bibliográfico, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, a observação participante e a produção de uma cartilha como parte do recurso educacional. O estudo dialoga com a produção do campo de conhecimento da educação popular a partir da sua especificidade entendida por nós como: Educação Popular Negra, bem como a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) em interface com a EJA. Com os resultados alcançados, constatamos a necessidade dessa modalidade de ensino integrar de fato outras possibilidades de saberes que são produzidos nas comunidades locais e do entorno. Afinal, os saberes tradicionais têm se afirmado como uma profícua experiência comunitária. Espera-se, portanto, que os resultados aqui obtidos possam, de alguma maneira, contribuir com a realização de outras e novas práticas educativas realizadas na EJA que levem em consideração os saberes das benzedeiras e quilombolas, conforme preconizado na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação popular negra | pt_BR |
dc.subject | Benzedeiras | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Benzedeiras | pt_BR |
dc.subject.other | Quilombos - Educação - Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject.other | Negros - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Quilombolas | pt_BR |
dc.title | Saberes tradicionais de benzedeiras e os processos educativos da EJA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissetação Saberes Tradicionais de Benzedeiras e os Processos Educativos da EJA (1).pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.