Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44115
Type: Artigo de Periódico
Title: Estratégias para avaliação do desempenho clínico de estudantes de odontologia
Other Titles: Strategies for evaluating dentistry students’ clinical performance
Authors: Patricia Valente Araújo Jacques Gonçalves
Henrique Pretti
Karina Imaculada Rosa Teixeira
Cláudia Silami de Magalhães
Allyson Nogueira Moreira
Rogeli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto
Abstract: A avaliação do desempenho clínico de estudantes de Odontologia é muito importante para motivar o aprendizado. Este artigo propõe-se a apresentar uma revisão de literatura sobre métodos de avaliação de desempenho clínico e a desenvolver um protocolo para ser aplicado nas disciplinas do curso de Odontologia da UFMG. O Protocolo de Avaliação Clínica (PAC) foi elaborado a partir do Objective Structured Clinical Examination (OSCE) e do Structured Clinical Operative Test (SCOT), métodos de avaliação mais encontrados na literatura, com a finalidade de realizar uma avaliação objetiva do aprendizado do aluno em pontos relacionados a anamnese, diagnóstico, plano de tratamento, controle de infecção, técnicas, habilidade, comunicação e profissionalismo. A autoavaliação realizada pelos alunos também faz parte desse protocolo, sendo interessante para se diagnosticarem pontos fracos e virtudes dos estudantes. O PAC pode ser uma alternativa aos métodos convencionais de avaliação, reduzindo a subjetividade e tornando o processo avaliativo mais confiável e homogêneo
Abstract: Evaluating the performance of dentistry students is essential to motivate learning. This article presents a review of the literature on the main clinical performance evaluation methods available. Based on that review, this work develops a method of clinical evaluation to be applied in the Faculty of Dentistry - UFMG. The Clinical Assessment Protocol (CAP) was developed considering OSCE (Objective Structured Clinical Examination) and SCOT (Structured Clinical Operative Test) methodologies. CAP’s purpose is to objectively assess students’ learning on topics related to medical history investigation, diagnosis, treatment planning, infection control, techniques, skills, communication and professionalism. Students’ self-assessment is also part of this protocol and may be interesting to identify their own weaknesses and strengths, motivating their learning process. CAP can be an alternative to conventional evaluation methods, reducing subjectivity and providing more reliability and equity to the evaluation process
Subject: Competência clínica
Avaliação educacional
Educação em odontologia
Estudantes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA
FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44115
Issue Date: 10-Oct-2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2130
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Docência do Ensino Superior
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
E S T R AT É G I A S P A R A A V A L I A Ç Ã O (1) pdf a.pdfEstratégias para avaliação do desempenho clínico de estudantes de odontologia394.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.