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Tipo: Dissertação
Título: Os processos educativos de pacientes oncológicos no contexto da espiritualidade
Autor(es): Arianne Drumond Diniz Vidigal
primer Tutor: Conceição Clarete Xavier Travalha
primer miembro del tribunal : Vinícius da Silva Lírio
Segundo miembro del tribunal: Alexandre Simão de Freitas
Tercer miembro del tribunal: Ferdinand Röhr
Resumen: O presente estudo apresenta resultados da pesquisa realizada no Grupo de Estudos de Espiritismo, Psicologia e Oncologia – GEEPSICON. O objetivo é compreender a dimensão da espiritualidade como agente educador do paciente oncológico.No processo de investigação, a abordagem caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, utilizando-se a técnica da observação participante e pesquisa-ação. Participaram vinte e oito sujeitos: quatorze terapeutas e quatorze pacientes oncológicos, uma vez por semana com sua devida aquiescência. Verificou-se que os terapeutas atuavam como mediadores e amparo no processo de despertar a busca do autocuidado e da auto-observação das pacientes. Nesse sentido, as estratégias terapêuticas e educacionais possibilitaram um introspecçao das pacientes, a fim de perceberem sua multidimensionalidade e reconhecerem as próprias peculiaridades e necessidades bem como uma interação coletiva. Dentre tais estratégias terapêuticas, foram vivenciadas a cinesioterapia, os cantos, os contos, a dança circular, a bordadoterapia, o passe magnético espírita, a fluidoterapia, a realização de mentalizações e orações. A doença promoveu uma alteração da forma como elas sentiam a sua existência e da forma como viam o futuro. Sendo assim, percebeu-se que a influência do meio de convivência atuava diretamente nas perspectivas das pacientes e de suas doenças, ampliando o desejo de autocuidado e automelhoramento, notadamente no cenário atual de pandemia do COVID-19. Pôde-se captar o potencial do grupo, a importância das múltiplas técnicas utilizadas, o real envolver-se dos educadores rumo à ética pedagógica; o olhar amplo, moral e ético aos educandos, os quais buscavam a própria integralidade norteados pela dimensão espiritual, nutridos de ambiente brioso com o fito de desvendar o que ele próprio deve realizar. O GEEPSICON constantemente serve-lhes como estímulo a um olhar positivo, conectado à espiritualidade, com propulsão educadora e transformadora.
Asunto: Educação - Aspectos religiosos
Educação
Espiritismo
Promoção da Saúde
Oncologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44199
Fecha del documento: 25-ago-2021
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