Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/44199
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os processos educativos de pacientes oncológicos no contexto da espiritualidade |
Autor(es): | Arianne Drumond Diniz Vidigal |
Primeiro Orientador: | Conceição Clarete Xavier Travalha |
Primeiro membro da banca : | Vinícius da Silva Lírio |
Segundo membro da banca: | Alexandre Simão de Freitas |
Terceiro membro da banca: | Ferdinand Röhr |
Resumo: | O presente estudo apresenta resultados da pesquisa realizada no Grupo de Estudos de Espiritismo, Psicologia e Oncologia – GEEPSICON. O objetivo é compreender a dimensão da espiritualidade como agente educador do paciente oncológico.No processo de investigação, a abordagem caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, utilizando-se a técnica da observação participante e pesquisa-ação. Participaram vinte e oito sujeitos: quatorze terapeutas e quatorze pacientes oncológicos, uma vez por semana com sua devida aquiescência. Verificou-se que os terapeutas atuavam como mediadores e amparo no processo de despertar a busca do autocuidado e da auto-observação das pacientes. Nesse sentido, as estratégias terapêuticas e educacionais possibilitaram um introspecçao das pacientes, a fim de perceberem sua multidimensionalidade e reconhecerem as próprias peculiaridades e necessidades bem como uma interação coletiva. Dentre tais estratégias terapêuticas, foram vivenciadas a cinesioterapia, os cantos, os contos, a dança circular, a bordadoterapia, o passe magnético espírita, a fluidoterapia, a realização de mentalizações e orações. A doença promoveu uma alteração da forma como elas sentiam a sua existência e da forma como viam o futuro. Sendo assim, percebeu-se que a influência do meio de convivência atuava diretamente nas perspectivas das pacientes e de suas doenças, ampliando o desejo de autocuidado e automelhoramento, notadamente no cenário atual de pandemia do COVID-19. Pôde-se captar o potencial do grupo, a importância das múltiplas técnicas utilizadas, o real envolver-se dos educadores rumo à ética pedagógica; o olhar amplo, moral e ético aos educandos, os quais buscavam a própria integralidade norteados pela dimensão espiritual, nutridos de ambiente brioso com o fito de desvendar o que ele próprio deve realizar. O GEEPSICON constantemente serve-lhes como estímulo a um olhar positivo, conectado à espiritualidade, com propulsão educadora e transformadora. |
Assunto: | Educação - Aspectos religiosos Educação Espiritismo Promoção da Saúde Oncologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44199 |
Data do documento: | 25-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS PROCESSOS EDUCATIVOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS NO CONTEXTO DA ESPIRITUALIDADE.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons