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dc.contributor.advisor1Conceição Clarete Xavier Travalhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744837843705803pt_BR
dc.contributor.referee1Vinícius da Silva Líriopt_BR
dc.contributor.referee2Alexandre Simão de Freitaspt_BR
dc.contributor.referee3Ferdinand Röhrpt_BR
dc.creatorArianne Drumond Diniz Vidigalpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5010336587844723pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T15:30:45Z-
dc.date.available2022-08-11T15:30:45Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44199-
dc.description.resumoO presente estudo apresenta resultados da pesquisa realizada no Grupo de Estudos de Espiritismo, Psicologia e Oncologia – GEEPSICON. O objetivo é compreender a dimensão da espiritualidade como agente educador do paciente oncológico.No processo de investigação, a abordagem caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, utilizando-se a técnica da observação participante e pesquisa-ação. Participaram vinte e oito sujeitos: quatorze terapeutas e quatorze pacientes oncológicos, uma vez por semana com sua devida aquiescência. Verificou-se que os terapeutas atuavam como mediadores e amparo no processo de despertar a busca do autocuidado e da auto-observação das pacientes. Nesse sentido, as estratégias terapêuticas e educacionais possibilitaram um introspecçao das pacientes, a fim de perceberem sua multidimensionalidade e reconhecerem as próprias peculiaridades e necessidades bem como uma interação coletiva. Dentre tais estratégias terapêuticas, foram vivenciadas a cinesioterapia, os cantos, os contos, a dança circular, a bordadoterapia, o passe magnético espírita, a fluidoterapia, a realização de mentalizações e orações. A doença promoveu uma alteração da forma como elas sentiam a sua existência e da forma como viam o futuro. Sendo assim, percebeu-se que a influência do meio de convivência atuava diretamente nas perspectivas das pacientes e de suas doenças, ampliando o desejo de autocuidado e automelhoramento, notadamente no cenário atual de pandemia do COVID-19. Pôde-se captar o potencial do grupo, a importância das múltiplas técnicas utilizadas, o real envolver-se dos educadores rumo à ética pedagógica; o olhar amplo, moral e ético aos educandos, os quais buscavam a própria integralidade norteados pela dimensão espiritual, nutridos de ambiente brioso com o fito de desvendar o que ele próprio deve realizar. O GEEPSICON constantemente serve-lhes como estímulo a um olhar positivo, conectado à espiritualidade, com propulsão educadora e transformadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPaciente oncológicopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectAgente educadorpt_BR
dc.subjectVidapt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subject.otherEducação - Aspectos religiosospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEspiritismopt_BR
dc.subject.otherPromoção da Saúdept_BR
dc.subject.otherOncologiapt_BR
dc.titleOs processos educativos de pacientes oncológicos no contexto da espiritualidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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OS PROCESSOS EDUCATIVOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS NO CONTEXTO DA ESPIRITUALIDADE.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


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