Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44539
Tipo: Dissertação
Título: Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical
Autor(es): Marcus Vinícius Souza Monteiro
primer Tutor: Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
primer miembro del tribunal : Antonio Celso Ribeiro
Segundo miembro del tribunal: Oiliam José Lanna
Resumen: Neste trabalho buscamos investigar através dos conceitos de intencionalidade da consciência, partes e todo, identidade na multiplicidade e presença e ausência, bem como outros complementares aos anteriores, pertinentes à obra de Edmund Husserl e inerentes à fenomenologia, sob a ótica de Robert Sokolovski, nas obras Wie bin ich fröh Op. 25, No. 1, de Anton Webern; Momentos Musicais Nos. 1 e 2 de Franz Schubert; e nas obras Variações sobre o nome ABEGG Op. 1, Estudos Sinfônicos Op. 13 e Humoreske Op. 20, de autoria do compositor Robert Schumann, com o objetivo de elucidar se de fato tais conceitos possuem alguma relevância para o processo de criação musical. Inicialmente são apresentados comentários a respeito da fenomenologia e, posteriormente, observações sobre a obra Introdução à Fenomenologia de Robert Sokolovski, realizando um aprofundamento sobre os principais conceitos utilizados nesse trabalho para a produção das análises.
Abstract: The present study investigates through the concepts of intentionality of consciousness, parts and whole, identity in multiplicity and presence and absence, as well as others complementary to the above, relevant to the work of Edmund Husserl and inherent to phenomenology, from the perspective of Robert Sokolovski, in the works Wie bin ich fröh Op. 25, no1, by Anton Webern; Musical Moments Nos. 1 and 2, by Franz Schubert; and in the works Variations on the name ABEGG Op. 1, Symphonic Studies Op. 13 and Humoreske Op. 20, written by the composer Robert Schumann; aiming to elucidate whether in fact such concepts have any relevance to the process of musical creation. Initially, comments on phenomenology are presented, and later, observations on the book Introduction to Phenomenology by Robert Sokolovski, going deeper into the main concepts used in performing the analyzes present in this study.
Asunto: Fenomenologia
Música e linguagem
Sokolowsk, Robert, 1944-
Música - Análise, apreciação
Webern, Anton, 1883-1945
Schubert, Franz, 1797-1828
Schumann, Robert, 1810-1856
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44539
Fecha del documento: 18-oct-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Marcus_Monteiro_Dissertação_de_Mestrado.pdf5.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons